Pular para o conteúdo principal

Espanhóis se recusam a entrar em ‘ônibus ateus’

ESPAÑA-ATEÍSMO-PUBLICIDAD
Os ônibus são apelidados de ateus porque veiculam campanha de uma entidade ateia com a frase “Deus provavelmente não existe. Deixe de se preocupar e desfrute a vida”. [reprodução]
Mas para espanhóis indignados com a campanha é como se os ônibus fossem do Satanás. Muitos deles têm se recusado a usar os ônibus de duas linhas de Madri.

"Eu não vou subir nesse ônibus de jeito nenhum. O que estão fazendo é uma imoralidade, uma blasfêmia. Tenho vergonha de ser espanhola", disse uma católica à BBC Brasil.

A ideia do “ônibus ateus” surgiu na Grã-Bretanha ao final do ano passado e, lá, não teve problema.

A Igreja Anglicana contestou a campanha com nota na qual afirma que a pregação cristã não é contra o prazer de estar vivo, mas admitiu que os ateus têm o direito à livre expressão, como qualquer pessoa.

Na Espanha, tem sido diferente.

A Conferência Episcopal Espanhola quer que o governo censure a campanha da União de Ateus e Livres Pensadores da Espanha.

Mas, para ela, fazer campanha cristã, pode.

Para combater os ‘ônibus ateus’, a organização católica E-Christians e a evangélica Centro Cristão de Reunião se uniram para manter em circulação “ônibus cristãos”. O slogan da campanha é “Deus existe sim. Desfrute a vida em Cristo”. [reprodução abaixo]

onibusateu_Espanha

Apesar da reação dos cristãos, a entidade ateia tem obtido apoio além de sua expectativa, como ocorreu na Grã-Bretanha. As doações vão permitir que a campanha seja feita também em Barcelona, Málaga e La Coruña.

Os cristãos prometem revide, como se fosse uma guerra santa.

Na Itália, a União dos Ateus e Agnósticos Racionalistas planejaram lançar em Gênova o ônibus ateu, mas, com o aplauso da Igreja Católica, foi censurada pelo governo local, que achou ser ofensa a frase “Má notícia: Deus não existe; Boa notícia, você não precisa dele”.

A sorte dos ateus é que ninguém cogita acender a fogueira da Inquisição. Pelo menos até agora.

> Campanha bem-humorada ateísta faz sucesso na Grã-Bretanha.
outubro de 2008

> Trajetória do 'ônibus ateus'.     > Ateísmo.

Comentários

Avelino Bego disse…
Seria legal uma campanha dessa aqui no Brasil.
disse…
Sim, uma campanha dessas por aqui seria bem interessante, já imagino alguns slogans para esta camapnha associando a "inutilidade" de um deus às "ações" de seus "discípulos diretos".
Que maravilha!
Que venha para o Brasil também!
Anônimo disse…
Se tivesse-mos no Brasil essa campanha
com certeza teriamos onibus incendiado pelas ruas
Unknown disse…
Não dúvido nada que, se fosse aqui no RJ, ou em SP, os traficantes iriam queimar os ônibus em nome de deus xD
Anônimo disse…
Concordo plenamente com o colega Maycon,todos esse onibus seriam queimados,já que os bandidos/vandalos são todos teistas.
Anônimo disse…
Eu entraria tranquilamente no onibus. E mandaria os crentes pastarem !
Anônimo disse…
Que venha essa campanha para o Brasil [2]!
HAHAHA!!! TODOS OS BANDIDOS, LADRÕES SOLO, PSICOPATAS, RACISTAS, PEDÓFILOS, GENOCIDAS...SÃO TEÍSTAS! MARAVILHOSA ESSA CONSTATAÇÃO!

PARABÉNS! ;D
Anônimo disse…
Pois é, no Brasil não daria pra fazer uma campanha como esta... com essa crentaíada alienada e vítimas de lavagem cerebral teríamos um bando de zumbis crentes gritando pelas ruas e queimando os ônibus, além da CNBB provavelmente conseguir censurar este tipo de coisa... infelizmente.
Anônimo disse…
España, País Católico
Anônimo disse…
Élcio, o seu argumento é falacioso, porque você está estendendo ao absurdo o comentário anônimo para fazê-lo soar preconceituoso. As palavras dele foram mal escolhidas, mas todos nós sabemos que estatisticamente a maioria avassaladora das pessoas pertencentes às classes mais baixas no Brasil são cristãs.

Embora ateu, eu não aprovo de modo algum essa campanha, pois não acho que ela nos traga quaisquer benefícios. É obvio que quase ninguém vai passar a refletir sobre o assunto só porque viu uma frase besta dessas por aí. Isso é uma doce ilusão. A meu ver, a campanha só fará com que os abismos entre ateus e religiosos aumentem e o diálogo entre ambos se torne cada vez mais difícil. Além disso, a campanha ainda aproxima o ateísmo de certas religiões, quando tenta arrebanhar seguidores de maneira tão barata, sem nos instigar nem mesmo a um esforço reflexivo. Grupos de debate, estudos, livros, palestras: são todas excelentes iniciativas. Mas propaganda?! O que é isso? Vamos começar a pregar o ateísmo agora?
Anônimo disse…
Felipe, tenho a impressão de que a intenção dos ateus que estão fazendo a campanha em alguns países da Europa não é 'pregar' o ateísmo, o que seria um contrassenso,mas exercer (ou tentar) o direito da livre expressão contra o preconceito que há contra eles. Um preconceito real, como demonstram as reações à campanha.
Anônimo disse…
Ari, eu não duvido da existência dos preconceitos. O que eu coloco em questão é a forma de combatê-los. Por que as pessoas não escrevem cartas e as mandam aos jornais, ou enviam emails aos programas de discussão na tv sugerindo tais temas, ou publicam artigos nos seus blogs? Todas essas são maneiras muito melhores, na minha visão, de exercer a cidadania e o direito à livre expressão e ainda fomentar o debate entre as partes. Colocar frases de ordem nos ônibus da cidade, em lugar disso, parece ter o intuito contrário.
Anônimo disse…
E eu pensei que isso ia acabar na Grã-Bretanha... quem diria. Quanto à reação dos espanhóis, bem, não é à toa que a face espanhola da inquisição foi a pior...
Porém, concordo com o Felipe (meu amigo de longa data). Ja vi muitas propagandas religiosas e de sociedades espirituais em anúncios de ônibus. Mas nunca vi algo semelhante tratando de Sócrates, Platão, Descartes, Kant, Nietzsche... até hoje a filosofia sobreviveu por mérito de suas reflexões, de discussões entre aqueles que pensavam e com a vontade sincera daqueles que queriam ter acrescido em si mesmos algo de novo. Uma dependência de propagandas, sobretudo com frases impactantes e de mau gosto (admito que ri com as frases, mas todos rimos muito fácil, mesmo quando o assunto é sério).
O pensamento livre não precisa de "propaganda". Ele é um motivo mais que suficiente para que as pessoas se interessem por ele (se não, elas têm apenas a perder). Por fim, peço que verifiquem a motivação que levou ao início dessa campanha de que gostaram tanto: um desaforo de uma jornalista, possivelmente estressada com outros assuntos. Obrigado.
Anônimo disse…
Felipe e Rodrigo: a propaganda em ônibus não é apenas uma.... propaganda em ônibus.

Explico: por causa da iniciativa desses ateus, a ateísmo está sendo hoje discutido na Europa, vejam só, na tv, artigos de jornais e em blog. E até no Brasil, onde existem mais de cem religiões e seitas fazendo lavagem cerebral no povão.

Nada é o que aparenta ser e o que supostamente se encerra em si mesmo, mas é também e sobretudo as repercussões que causa.

Neste sentido, a campanha dos “ônibus ateus” tem sido um sucesso.

Rodrigo, eu gostaria, sim, que a filosofia fosse propagandeada em ônibus. Por que não?
MARCELOVITCH disse…
se deus ñ gostou da brincadeira, ele q mande um raio q fulmine o onibus, ou manda o anjo da morte exterminar os publicitarios responsaveis...
e falando nisso, ele ja apareceu pra tomar as dores?!?
Anônimo disse…
Já vi que ninguém prestou atenção no acontecimento que originou essa campanha. E mais: além de ter sido iniciada por um motivo que eu acho ridículo, usa meios cada vez mais apelativos de chamar atenção. Se a vocês importa apenas a eficiência da campanha, não há lugar para meus argumentos aqui - eu acho que o meio de propagação deve estar à altura do conteúdo da mensagem, não abaixo.
Anônimo disse…
Neste blog, em http://www.e-paulopes.blogspot.com/2008/10/campanha-bem-humorada-atesta-faz.html, há a informação de que, na Grã-Bretanha, a escritora Ariane Sherine resolveu fazer a campanha com o propósito de criar uma “contra-mensagem tranquilizadora àqueles que se sentem ameaçados pelo fervor dos pregadores e das igrejas que lembram aos não-cristãos o que lhes espera depois da morte: o inferno e a condenação eterna”.

Para mim, trata-se de um motivo válido.

Além disso, gosto do bom-humor da campanha, o que muitos religiosos e ateus não têm.
Que venha essa campanha para o Brasil [3]!
Que venha essa campanha para o Brasil [3]!
Anônimo disse…
Realmente me revolta combater essa campanha com uma campanha teísta. Se nós não podemos defender nossas idéias, eles tbm deveriam ser condenados!
Mundo cruel --'
Anônimo disse…
eu adoraria essa capanha aqui. pensem como os onibus ficariam vazios seria otimo !!!!
Anônimo disse…
no fundo ateus sao pessoas vazias eles tem medo de crer,nao tem coragem se acreditar nO ke nao se ve mas se sente, DEUS O GRANDE JEOVA deve ate de tar preocupado com voces provavelmente quando estiverem com uma doença maligna CLAMARAO HO DEUS ,ea bondade de DEUS e tao grande que ele nao vai nem esquentar com tua blasfema, misericordia JEOVA
Juliana disse…
Meus queridos, a Santa Igreja de Cristo sempre foi ameaçada por satanás, inventor e mestre da mentira, porém São Padre Pio, diz em sua oração do exorcismo que "As Portas do inferno não prevalecerá contra Ela, porque 'Deus' permanecerá com Ela (Igreja) até a consumação dos séculos" Por isso Declaro em Nome do Senhor Jesus que Satanás não tem poder nenhum sobre os filhos de Deus!!!E que está forma de ateismo tambem não prevalecerá!!!
Anônimo disse…
Essa campanha é absurda!


Muitos possuem uma idéia errada de Deus porque ainda não tiveram um encontro com ele. Deixe Deus guiar sua vida e verás que Ele existe peça a ele para lhe provar isso.
Anônimo disse…
O verbo acreditar expressa uma atitude verdadeiramente incerta, já que pode-se tanto acreditar como não acreditar numa verdade quanto numa mentira.14/11/2009
Anônimo disse…
Fazer o quê ?
Se são ateus , já escolheram o caminho ...
Não mando-os para o inferno ... porque por si já fizeram a escolha !
Que vão em paz !!!
Em nada muda a realidade...
Anônimo disse…
Crendo que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus, dada por sua direta revelação e escrita por inspiração do Espírito Santo para salvação e consequente aperfeiçoamento dos santos. Eu sempre honrarei este livro durante toda a minha vida, farei deste livro à fonte das minhas meditações, minha nutrição espiritual. Deus abençoe

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas