Pular para o conteúdo principal

Governo de SP quer banir cigarro dos recintos fechados

A indústria das drogas legalizadas tem sofrido revezes contra os quais não dá para reagir.

Depois da lei do bafômetro, que deve ter reduzido drasticamente o consumo de bebidas alcoólicas, talvez na mesma proporção da queda nos índices de acidente de trânsito, agora o governador José Serra, de São Paulo, enviou à Assembléia Legislativa projeto de lei que bane o cigarro em ambientes fechados (públicos ou privados), até mesmo nos atuais fumódromos. A informação é da Folha de S. Paulo.

Se aprovado ao projeto de lei, o cigarro só será permitido ao ar livre e dentro da casa do fumante. A proibição se estenderá inclusive para os veículos da polícia. Haverá uma exceção: as charutarias. E já se prevê a abertura de bares com a classificação de charutarias para atender aos fumantes. Mas a lei poderá acabar com essa exceção ou impedir que ela sirva de burla à proibição. 

Em caso de desobediência, a multa poderá ser pesada, não para os fumantes, mas para os donos ou responsáveis pelos recintos: o valor varia de R$ 220 a R$ 3,2 milhões.

Serra explicou que, pelo projeto, os fumantes não serão multados porque eles “já têm a pena de fumar; e há gente que é tão viciada que é capaz de pagar para continuar fumando”.

O dono do recinto onde houver pessoa desobedecendo a lei poderá chamar a polícia para prendê-la. “Espero que a polícia chegue antes de a pessoa sair”, disse Serra.

A tendência de se proibir o cigarro em lugares fechados é mundial. Alguns países já adotaram a medida. No Brasil, a proibição foi implementada na cidade do Rio de Janeiro, pelo atual prefeito César Maia (DEM).

Em recente pesquisa, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) constatou que pelo menos 2.655 pessoas  que não fumam morrem por ano no Brasil por estarem expostas à fumaça dos fumantes. Por dia, dá o tal de sete mortes.

Na maior parte (60,3%), as vítimas são as mulheres.  Vítimas principalmente dos homens, porque eles constituem a maioria das pessoas que fumam.
maefumante
As crianças estão entre as mais afetadas. Estudo recente mostra que, pela amamentação, as mães passam aos bebês a química cancerígena do cigarro. É o que mostra o anúncio acima, veiculado na Índia.
Hoje, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O cigarro, segundo Danilo Gentili


Mais sobre cigarro.

Comentários

Anônimo disse…
Olha para mim, que não fumo, esta lei é ótima pois é muito desagradável respirar a fumaça dos outros. Mas para quem fuma não vai ser nada fácil, essa é uma lei que acho que não vai dar muito certo. Quanto as charutarias acho que deveria ser permitido pois dá pelo menos uma opção para os fumantes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes