Pular para o conteúdo principal

Polícia do Rio é a que mais mata no mundo já desde 2003

paiemae_joao No domingo, o taxista Paulo Roberto Amaral, pai de João, o menino de 3 anos metralhado no Rio por dois PMs, fez um comovente desabafo e questionamento: “Que polícia é esta?”

Esta polícia, a do Rio de Janeiro, é a que mais mata do mundo, informa hoje o Estadão. E não se trata de um fato recente: o aparelho policial fluminense está nesse macabro pódio desde 2003.

Neste ano, morreram em conseqüência da ação policial 1.195 pessoas. Mortes ocorridas em confrontos, pelos critérios da própria polícia. No jargão policiais, trata-se de “autos de resistência”.

A cada cinco homicídios, um é de autoria da polícia.

O jornalista Bruno Paes Manso apurou que nem mesmo a polícia sul-africana, tida como a violenta, faz páreo para os policiais fluminenses. Na África do Sul, em 2003 as mortes decorrentes de confrontos deram o total de 681.

Os Estados Unidos, pais onde também prospera a violência, passam longe do pódio macabro: naquele ano, registraram-se 370 vítimas de ações policiais. Esse total, ressalta-se, refere-se à soma das ocorrências de todas as regiões daquele país.

No Estado de São Paulo, o total dos “autos de resistência” é menor do que o do Rio, mas ainda assim são significativos: houve naquele ano 756 mortes.

A violência da polícia do Rio e de São Paulo se revela o quanto é absurda quando comparada com a de alguns países Europeus. Na Franca, em 2003 duas pessoas morreram em tais circunstâncias. Em Portugal, só uma.

Tais comparações, claro, têm de ser analisadas com certa reserva, porque os critérios de registro de mortes em confronto variam de uma cidade para outra. Além disso, por interesse da própria corporação policial, os registros podem ser manipulados (os dados dos Estados Unidos, por exemplo, não me convencem muito).
Também é preciso levar em conta que a maioria das cidades de países pobres não mantém registros dessa causa de morte. O que não nos serve de conforto.

O fato é que, independente das possíveis comparações que possam ser feitas, a violência urbana no Brasil vem num crescendo, só se agrava, e já passou há muito tempo do limite estatisticamente aceitável.

> Uma brasileira é assassinada a cada duas horas em média.
julho de 2010

> Índices de homicídios.

Comentários

Hellen disse…
NA MINHA OPNIÃO CASO A JUSTIÇA NÃO FAZER NADA
EU ACHO QUE A JUSTIÇA DEVE SER PREJUDICADA POR NÃO FAZER NADA.
TODOS OS DIAS MORREM PESSOAS NOBRASIL E NUNCA ACONTECE NADA ELES SEMPRE FAZEM DE CONTA QUE NÃO ACONTECE NADA.
EU ACHO QUE A JUSTIÇA TEM QUE TOMAR ALGUMA DECISÃO PORQUE SE NÃO VAI ACONTECER SEMPRE A MESMA COISA NO NOSSO PAÍS, SEMPRE VAI MORRER PESSOAS EM VÃO.
Anônimo disse…
A maioria dessas mortes são em decorrencia de confrontos contra bandidos organizados e fortemente armados , a policia vive uma guerra diaria nas ruas, é o ultimo braço do estado, o braço repressivo. O q tem que ser feito é o q nao interessa para quem governa, que é investir e reformular a educação, gerar emprego e oportunidade para o pobre, condições de terem uma vida com dignidade, olhar para o lado social e não apenas economico em si, enquanto ainda existir tbm impunidade para corrupção nada vai mudar, um politico rouba as claras e o maximo que se fala é em cassar mandatos, cadeia nunca. a sociedade nao vai melhorar se nao mudar radiclamente a forma de pensar e agir de quem governa, e aí teremos mais jovens entrando para o crime e policiais de prontidão para recebelos da forma que uma guerra é, na ponta de um fuzil.
Anônimo disse…
- SÓ COMO DISSE O ANONIMO MESMO, SÓ REFORMULANDO O PAÍS PARA QUE AS COISAS MUDEM. NAO É OS FILHOS DE POLITICOS QUE ESTAO MORRENDO, ENTAO ELES PENSAM QUE SE DANEM, O NOSSO TA SAINDO, E O POVO CONTINUA VOTANDO. A POLICIA MATAR OU NAO, É SÓ UM REFLEXO. UNS IDIOTAS FALANDO EM PORTUGAL, FRANÇA, NAO SEI O QUE, SABIOS. VAO ESTUDAR O PAÍS, SUAS CARACTERISTICAS ANTES DE FALAR SUPERFICIALMENTE.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová