Pular para o conteúdo principal

Médica de IML é presa em flagrante furtando três corações

Lubomira Verônica Oliva, 62, foi presa em flagrante ontem em Curitiba por furto de órgãos humanos. Ela estava com três corações no porta-malas do carro, um Peugeot. Ela é médica do IML (Instituto Médico Legal) da cidade.

Agora, ela é acusada de crime de destruição, subtração ou ocultação de cadáver por parte dele, previsto no artigo 211 do Código Penal. As informações são da Gazeta do Povo, de Curitiba.

Desde o começo do ano, ela vinha sendo investigada pela polícia a pedido da direção do IML. Conforme mostrava o sistema de monitoramento interno do instituto, a médica terminava seu expediente e voltava para casa sempre com uma caixa de isopor.

Lubomira, que professora na (UFPR) Universidade Federal do Paraná, disse à polícia que tem autorização da universidade para levar órgãos para fins acadêmicos. Ela dá aula de Anatomia Patológica em cursos de graduação e pós-graduação

O médico Rogério Mulinari, diretor do Setor de Ciências de Saúde da universidade, acredita na possibilidade de a Lubomira ter retirado órgãos de corpos do IML por interesse acadêmico, e não para vendê-los.

A direção do IML afirma que a Lubomira deveria saber que o instituto não permite a retirada de órgãos de corpos, a não ser com autorização judicial ou de familiares dos mortos para doação.

O caso precisa ser mais bem esclarecido: porque, no meu entender, furtar órgãos para fins acadêmicos não é tão grave como tê-los para vender.

A história da medicina está repleta de casos em que corpos foram roubados de cemitérios por estudiosos. Muitas descobertas se devem a essas transgressões.

ATUALIZAÇÃO em 19/7/2008
Na sexta, 18, a Justiça concedeu liberdade provisória a Lubomira, acatando pedido dos advogados da médica.
> PF prende médico acusado de fraudar fila de transplantes de órgãos. (julho de 2008)

Comentários

Anônimo disse…
Um verdadeiro absurdo a exposição desta senhora na mídia. Até parece que no Paraná não existe criminalidade mais grave para ser investigada. O que ela fez pode até estar previsto ns nossa legislação como crime, mas daí a se fazer tamanha divulgação... Lamentável.
Pior do que isto só as prisões em flagrante daquele que furta porque tem fome.
Anônimo disse…
Você acha que é absurdo porque não teve nenhum parente morto cujos órgãos foram furtados. O caso merece, sim, o destaque que vem tendo na imprensa. Até acho pouco. Porque os mortos e seus parentes têm de ser respeitados. (Senhor X)
Anônimo disse…
Que situação patética! Os órgãos dos cadáveres encaminhados ao SVO (serviço de verificação de óbitos) são descartados ou separados para análise miscroscópica. Nos casos de morte violenta/traumática, até recolocam dentro do morto, mas sem a preocupação de deixar tudo em posição anatômica (os cérebros sempre são deixados dentro da cavidade abdominal, para ter uma idéia). De qualquer modo, os técnicos cortam as vísceras em diversas fatias de modo que no fim da necropsia, as mesmas mais parecem com o bofe do açougue - não vejo real valor sentimental naquilo.
A senhora é uma professora renomada que apenas queria complementar as aulas dos futuros médicos... Antes isto, do deixá-los crus treinando em pessoas vivas, que podem ser parentes seus, inclusive!
Anônimo disse…
É isto aí, Dr Bear. A Profa. trabalha no SVO do IML de Curitiba. Tem que tirar os órgãos para analisá-los depois de fixados em formol, por vários dias ou meses. Depois são feitas lâminas para estudo no microscópio. Só depois dos laudos é que os órgão são descartados para incineração. Não há porque traumatizar parentes, mais uma vez, com a devolução dos órgãos. Nestes casos, quando o órgão pode ser bom para ensino é que ela levava para a Universidade. E em tempo, órgão fixado por formol não serve para transplante como a polícia quis entender. O que a ignorância não provoca,né?
Anônimo disse…
Não interessa..... q falta de respeito com alguém q já teve vida!!
Anônimo disse…
por isso que eu falo !!!!

a grande maioria dos ladroes

sempre estaum de terno nem sempre

o tal chamado vagabundo por usar

calças largas eh aquele que comete

delitos....

provamos isso no texto acima !!!

vlw galera !!!
Anônimo disse…
Nossa essa é louca mesmo, ate que nada mal roubar um coracao
Eu pretendo ser medica- legista mas nao quero furtar orgaos.
Mas precisam saber o outro lado da historia, alias, é o trabalho dela...
valeuu
Anônimo disse…
Tenho certeza que o defunto não se importa nem um pouco se está com ou sem seu coração.
Anônimo disse…
Veja, anônimo das 14:37: se o defunto fosse você, a sua mãe se importaria.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas