Pular para o conteúdo principal

Advogados de sargento gay do Exército pedem habeas corpus

Advogados do sargento do Exército Laci Marinho desargentoLaci  Araújo (foto) encaminharam pedido de habeas corpus ao STM (Superior Tribunal Militar) para tirá-lo da prisão provisória. A informação é do site Consultor Jurídico.

Ele está preso em um cárcere do Exército em Brasília desde 4 de junho sob a acusação de deserção. Araújo ficou sem aparecer no quartel por oito dias seguidos sem da conta do seu paradeiro – isso é consideração deserção.

Araújo e Fernando de Alcântara Figueiredo foram capa da revista Época como o primeiro casal gay assumido do Exército brasileiro.

Figueiredo, também sargento, foi preso duas vezes. Uma sob a alegação de ter usado uniforme com uma pequena alteração e outra de ter viajado sem a autorização do seu superior.

Ele pediu baixa e o Exército o atendeu com celeridade, cerca de uma semana. Figueiredo diz que seu campanheiro e ele foram presos pelo fato de o Exército ser homofóbico. 

Os advogados de Laci Araújo não discutem o mérito da acusação, o da deserção. No pedido de habeas corpus, eles argumentam que prisão provisória por tempo indeterminado é inconstitucional.

Afirmam os advogados Marcio Gesteira Palma, Beatriz Vargas e Fernando Goulart: “Qualquer pena aplicada só poderá advir de sentença condenatória transitada em julgado. O encarceramento como punição, em qualquer momento distinto da sentença condenatória ainda pendente de recurso, constitui flagrante inconstitucionalidade.”

> Caso dos sargentos gays do Exército.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo