Pular para o conteúdo principal

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM (Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos.

Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut.

Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos.

Exemplo de um tópico:

"[de] Giovanna

† Moisés † Assassinato
Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...”
Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele.

Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que reclama: “Assim não tem graça. Tem que ter a causa da morte, para que nós possamos imaginar como a pessoa morreu”.


No dia 22, fiz um levantamento dos 50 mais recentes tópicos. A maioria das mortes era de pessoas solteiras na faixa de 20 a 25 anos – 27 homens e 23 mulheres.

Em muitos tópicos, não havia a informação sobre a causa das mortes, mas pelo menos 15 dos óbitos decorreram de acidentes automobilísticos, outros 15 por doenças (principalmente câncer) e 10 por violência (assassinatos e suicídios).

Tais números batem mais ou menos com os índices nacionais de mortalidade de jovens, com exceção dos óbitos por doença.

Num dos tópicos, alguém faz uma pergunta que deve ser recorrente na comunidade: “Que graça tem ficar vendo os perfis dos mortos?”

Por duas vezes tentei entrar em contato com o dono da comunidade, o Guilherme Dorta (foto), 26, analista programador, para saber o que o inspirou a criar a PGM. Não obtive resposta.

Na home da PGM, ele escreveu que não faz apologia da morte e alerta que não permite falta de respeito para com os mortos – algo impossível em se tratando de Orkut.

Num tópico em que se registra a morte de uma pessoa por choque elétrico, por exemplo, um fulano comentou: “Deve ter sido um choque pra família perder um ente querido.”

A PGM foi criada em dezembro de 2004 e tem clones e filhotes, como a comunidade “Eu Adoro a PGM”, com 776 membros, a “Eu já chorei lendo PGM” (1.500), e a “Se eu Morrer me enterre na PGM" (500).

O auge de acessos à comunidade deve ter ocorrido ao final de setembro e início de outubro de 2006 por causa da queda em São Paulo do Boeing 737-800 da Gol, que matou 155 pessoas, sem nenhum sobrevivente.

O avião caiu no dia 29, uma sexta, e os endereços de profile de vítimas do acidente começaram a ser postados ali horas depois. A comunidade foi uma das fontes de informação de jornalistas e de amigos das vítimas.

Por conta do sucesso da PGM, Dorta é uma espécie de celebridade do Orkut. Mas que ninguém lhe chame de papa-defunto ou parceiro da noiva-cadáver. Apurei que ele não gosta deste tipo de brincadeira, embora as piadinhas sobre os mortos sejam postadas com frequência na comunidade.

Até este momento em que escrevo, a sua página de recados tem 18.310 mensagens.

A maioria dos recados é de pessoas que imploram para serem aceitas na comunidade.

Esse é o caso de uma tal de Zezinha: “Guilherme, é a terceira vez que venho pedir, me aceite na PGM...”

Uma outra jovem, que tinha sido expulsa da comunidade, pedia para voltar, porque percebeu que "é viciada em PGM".

Para participar da comunidade, é preciso passar pelo crivo do Dorta.

Na comunidade de Psicologia, com mais de 40 mil participantes, abri um tópico perguntando por que a PGM atrai tantas pessoas.

Eduardo, psicólogo e psicanalista e que já foi participante da PGM, afirma que na comunidade dedicada aos mortos há diversos tipos de pessoas, desde quem precisa expor o seu luto (ou “elaborá-lo”, na linguagem psicanalítica) às pessoas que vão para lá para ter prazer com o sofrimento alheio.

Eduardo participou de um congresso que tratou da elaboração do luto no mundo virtual, algo novo e ainda não suficientemente estudado.

Lenore, também da comunidade Psicanálise, compartilha da opinião de que, na PGM, o que se curte é a dor alheia -- a dos parentes dos mortos e a das próprias pessoas antes de morrerem. Tem gente que vai lá para "imaginar se houve dor, desespero, se a morte foi rápida ou não”, diz Lenore.

Denise, também da comunidade Psicologia, afirma coisa parecida. Ela lembra o refrão popular que diz: “Morreu? Antes ele do que eu”.

Talvez isso, em resumo, explique parte do sucesso da PGM, que é uma espécie de sucessora dos obitários dos jornais.

REPERCUSSÃO.
Algumas manifestações da comunidade PGM (Profile de Gente Morte) sobre este texto.

“Uma pena eu não ter respondido ao autor. Me falta tempo.” (Guilherme Dorta, o dono da comunidade)

“Cada pergunta amancebada. [sobre por que a PGM atrai tanta gente] (Mução Lindo)

“Sou viciada mesmo!!!” (Patrícia)

“Acho que eu sou viciada na Pgm porque, aqui, nossos problemas ficam muito menores.” (Leide Metal).

“[Aqui] aprendi a ver a vida como se não tivesse amanhã. Um dia to postando e no seguinte posso estar em um tópico de discussão [sobre] por que morri.” (Dra Kittie)

“Li a matéria do Paulo, muito boa mesmo. Agora, o Dorta deveria ser mais prestativo; todas as "estrelinhas" têm que ser simpáticas no começo da vida artística.” (Gardenal)
"Não passamos de urubus atrás de carniça." (Gaby)


Comentários

Anônimo disse…
GUilherme Dorta é inascessível mesmo. Agora que viu que você não era fake ele respondeu, la nos scraps da PGM.
Ele se acha o ultimo dos moicanos.
Eu particularmente não estou nem ai pra quem é o dono da PGM e sim para o que se passa lá dentro, porque se fosse para a PGM fazer sucesso por causa do dono da comunidade, viveria às moscas.
Mas, valeu, um ótimo trabalho o seu
Anônimo disse…
Dra Kittie (Icoos Angélica Flores López) "a mexicana" Sou membro da comu há mto tempo e o q me leva acesar na PGM é a "solidaridade com as familias" conforme minha cultura mais .. eu sou viciada eu não saio dai o dia todo,e eu assim como outros mexianos q tbm estamos lá acesamos, só que eu sou a unica ativa.
O Dorta é uma pessoa legal, só que agora tem muita pessoa q quer entrar em contato mais é imposivel pois é muita gente, antes solo ele era moderados junto com namorada Jú, depois entrou mais gent e foi preciso chamar a Silvia agora são mais de 3 moderadores e eles tem um pouco mais de controle. O negocio de pedir pro dorta entrar foi por escolha de todos pos tinha muita gente q tirava onda nos perfis e foi um geito de controlar as pessoas "coisa q não consigiu". e agora a comu é privada pois tem muta gente q quer criar negocio para de um jeito o administrador de orkut delete nossa comu, q por sinal já tem 2 tentativas e nós os mebros fizemos o imposivel pra ter ela de volta.

Amo a PGM ela me ensinou a compreender e aceitar a morte e tbm para parar com minhas tentativas de suicidio, pois ai posso ver qto é q a familia sofre por qlq tipo de perda, e sobre tudo para curtir a vida como se "não tivesse amanhã" é só hj e amanhã quem sabe meu perfil estar na PGM Como +Dra Kittie+

FLW
Anônimo disse…
A PGM é tudo na minha vida, é la que eu passo o dia e a noite toda!
Anônimo disse…
Para mim, esse vício é coisa de quem não tem o que fazer.

Essa molecada que curte a morte deveria ser voluntária em um hospital de pacientes terminais.

Porque assim a morbidez dessa gente teria uma utilidade para a sociedade.
Anônimo disse…
Sou membro da comunidade há 3 anos. Participo efetivamente dos tópicos e fiz bons amigos na PGM.
O que mais me interessa na comunidade são os debates inteligentes que conseguimos em alguns tópicos e com alguns membros.
Há a turma do barraco. Há a turma dos que sabem tudo. Há a turma da intolerância e há a galera ignorante, que entra para falar besteira e dar opinião nada a ver.
Tem também dois tipos de fakes: os do "bem" e os do "mal". Pessoas que se dispõem a ir nos perfis de falecidos deixar palavras de baixo calão ou ofensas, dependendo do tipo de morte que a pessoa teve.
Não vejo a PGM como uma comunidade que agrega apenas pessoas mórbidas.
Lógico que há curiosidade a respeito do assunto e isso acontece não só no Orkut, mas em todos os lugares. O que vejo na PGM é um espaço onde vc pode viver o sentimento do luto mais de perto, indepentende de ser um ente querido ou uma pessoa conhecida. É possível avaliar o quanto a nossa vida está sempre por um fio.
Ainda que eu tente falar tudo que me prende a PGM, não conseguiria.
A comunidade vicia, fascina, faz chorar e rir.
Parabéns pelo texto.
Anônimo disse…
A PMG invade a vida privada de pessoas que sofrem com a morte de seus parentes. Alem de que julgam os mortos.
A poucos dias repassaram alguns comentarios sobre umas mulheres acidentadas ridiculos. Ainda por cima chamaram ate a mae das vitimas de puta pra baixo.
Tudo foi gravado nesse album para quem quiser ver. E o autor pede para que todos se lembrem que os proximos pode ser qualquer um de nos

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=5565000425101971704&aid=1214271486
Anônimo disse…
Tem até gente bem intencionada na PGM, mas a maioria que ali vai é composta por pessoas mórbidas, que sentem prazer com o sofrimento alheio, pessoas que se alimentam do pior que existe na condição humana. Em respeito à memória dos mortos, a PGM deveria ser fechada. Já!
Anônimo disse…
Eu faço parte da PGM à 4 anos, a morte sempre foi um assunto q me despertou mta curiosidade, antes de ingressar na comunidade eu nao imaginava q existiam tantos suicidios, por exemplo. Hoje, conheci pessoas maravilhosas na PGM, e sinceramente, nao consigo pasar um dia sem acessá-la. Beijos!
Anônimo disse…
Não acredito q ainda tem gente que acha q a maioria dos membros da PGM são mal intencionados.
O 'vicio' chamdo PGM é a mesma coisa que qualquer outra coisa q vc faz no dia a dia. E pra quem fala q NÒS membros dessa comunidade deveria ser voluntarios num hospital. Isso é bobagem... A maioria de quem esta lá trabalha. E nas hrs de folga acessa a essa comunidade, ou seja, em vez de ir jogar futebol com os amigos, ir a um barzinho, ou jogar papo fora com as amigas, nos dedicamos esse tempo a PGM.
E a quem falou que a PGM deveria ser fechada!
DAI- ME PACIENCIA NE!!
Tem tantas outras comunidades absurdas que permanecem no mundo virtual.
Anônimo disse…
descobri ontem essa comunidade sempre me interessei por esses assuntos, axei interessante um comentario axu q foi daqui do blog q dizia "q com a comu aprendeu a viver o dia como se fosse o ultimo pois hj está comentando o topico e amanhnã pode ser o motivo do comentario"
concordo com o q ele disse
axu q é como se fosse uma herança virtual.
Anônimo disse…
sinceramente esse tipo de coisa assusta.... a morte é uma coisa natural todos nos sabemos disso.... mas esse tipo de interresse das pessoas em saber como morreu, quantos anos tinha, como a pessoa era.... isso parece morbido demais pra mim.
Anônimo disse…
vixi
Anônimo disse…
boa tarde! não participo da pgm (ja acessei quando o conteudo era liberado, independente de ser membro ou não da comunidade), mas queria apenas dizer que discordo quando dizem acima que o que leva as pessoas prá lá é só "curtir a dor de outrem" "curiosidade morbida" ou desprezo pela dor do outro... No meu caso, senti identidade com algumas historias, e creio que ha ali algumas trocas de ideias que podem realmente ajudar as pessoas a entender o outro e a si próprio. A maioria das pessoas tem alguma historia de desgraça em familia, ou pessoa próxima, e é isso que mais leva pessoas pra lá, em minha opinião: saber que não estão sozinhas, saber que não são só elas que passam por isso, ou que pensam sobre isso. Há 10 anos, meu pai, alcoolatra, se suicidou. Me mudei de estado nesse periodo, e onde moro, praticamente ninguem sabe disso. Não falo porque não quero ninguem tendo pena de mim, então, não tenho com quem falar sobre. Apesar de nunca ter postado na PGM seu conteudo me ajudou em alguns momentos. Não penso em entrar na comunidade, porque não é meu projeto de vida investir muito do meu tempo nesse tipo de assunto, ja me ajudou e fim, e enquanto eu for viva, ja tenho a morte tragica de meu pai em minha historia, creio não precisar de outras mais...
Paulo Lopes disse…
Anônimo das 18:01: creio que cada um tem o seu motivo para frequentar a tal comunidade. Abs.
Anônimo disse…
canbada de satanicos precisan de deus
Anônimo disse…
queria ver se a urubuzada que fica o dia todo nesta comunidade medonha perdesse uma ente querido e visse sua morte sendo motivo para especulação alheia. esse tal de dorta é para mim um ZERO a esquerda. o que este cara fez pela humanidade de ÚTIL para que fiquem adulando-o?? NADA. Eis a pobreza de espírito do nosso país.
Anônimo disse…
Achoo muitoo interessante.
Pois assim vc vê mais claramente qe vc é nada na vida.
e o seu Liindoo corpinhoo não passa de uma pura materia!
E outraa é bom vc compartilhar com o proximoo a perda de um entiii queridoo,saks?
Estes dias eu estava vendoo um topico de uma nina a coisa mais Liinda seu nome era HELO, com seus 15 anos ela suicidou-se.Pois simplesmente não era FELIZ em alguma coisa de sua "VIDA".Aii.. depois deste dia parei para pensar,será que alguém pertoo de mim está se sentindoo assim?Como a falecida HELO.
Entãoo moral da história.
Em tudoo em nossa vidas temos qe está bem ligados.
Pois sempre resultaremos experiência.

By:-" DOMINIQUE JENIFFER
Anônimo disse…
vai procurar algo pra fazer e para de ler essas merdas
Anônimo disse…
I LOVE YOU PGM
Anônimo disse…
Participo da PGM a pouco mais de dois meses, a princípio entrei porque por acaso tinha visto que o conteúdo era restrito, então decidi participar para ver o que acontecia lá... Então percebi que a PGM não era movida só por curiosidades, cada tópico postado vira um verdadeiro fórum de discussão, e acabamos aprendendo e compreendendo várias coisas. Por exemplo: sempre que alguém morre por alguma doença, sempre tem alguém um pouco mais esclarecido que acaba explicando para os demais o q realmente é a doença, como desenvolve e etc. Outro fato interessante é que acabamos discutindo a vida após a morte, ali tem a opinião de evangélicos, católicos, espíritas...
Anônimo disse…
bande de voeyurs sem-noção, papa-cadáveres, garanto que icam o dia inteiro "tomara que tenham morrido uns 50 hj só p/ eu fuxicar"....
e mais sem noção ainda, querer se meter, deixar recados no perfil (como se o morto fosse lá ler...coisa ridicula) sem nem conhecer....ainda deixando recados nos perfis dos parentes e amigos...INCOMODANDO e SE METENDO ONDE NAO É CHAMADO, SEM A MENOR NOÇÃO DE INVASÃO DE ESPAÇO.

Quem disse q os membros deveriam ser voluntarios em hospitais, tá certo! E quem justificou dizendo que trabalha, bla bla, nao mete essa, que muitos voluntarios trabalham....e nao venha dizer que é só um "hobby" saudavel, pois ja ficou bem claro q p/ mtos membros é um VICIO. De péssimo gosto.
Anônimo disse…
Adooooro a PGM e não tenho nada de mórbita,Muito pelo contrário adoooro a vida e ver pessoas vivas.
Aprendo muitas coisas lá e fiz amigos maravilhosos que hj me são muito queridos.
Anônimo disse…
Sr. ou Sra Anõnimo das 21:24

Erradissimo vc está viu?
Faço trabalhos voluntários e Trabalho também (afinal alguém tem que pagar minhas contas) e frequento constantemente a PGM,gosto de lá,aposto que no minimo és um Fake frustrado que não consegui ser aceito,ou até foi aceito mas não consegui fazer amizades por lá (o que seria normal afinal arrogancia deve ser seu sobrenome),a sim pessoas lá que nada teêm a acrecentar na comunidade,mas a um significado a mais entrar lá além de ficar "curiando" a morte das outras pessoas.
Temos tópicos importantissimos lá,que nos acrescenta muita coisa.
Procure saber antes de sair criticando.
Maria José Coppola (Zezé) disse…
Quando eu entrei na PGM foi logo no inicio dela, e através dela consegui descobrir o paradeiro do rapaz que matou minha filha e estava foragido. Ele foi preso e agora aguarda julgamento. O Dorta é uma pessoa de uma sensibilidade enorme. Me ajudou nos primeiros passos para fazer uma comu para minha filha e um membro da comu criou uma comu de procurados. O ponto de partida foi a PGM e eu agradeço muito. Minha filha não volta, mas com a ajuda dos amigos da PGM outras "filhas" saíram de relacionamentos ruins que poderiam levá-las ao mesmo fim de minha filha Thays. Quem não concorda, não entra. Simples assim. Sou chamada de mamis por muitos da comu pela perda da minha filha. Quer carinho maior que esse? O autor da matéria poderia ter entrevistado mais gente, como outros jornalistas já o fizeram. Como em toda comu tem de tudo e todos são ouvidos, bagunçou é expulso.
Beijos ao pessoal todo da comu da mamis Zezé.
Paulo Lopes disse…
Zezé: a intenção foi entrevistar pessoas com diferentes pontos de vista sobre a PGM. Creio que consegui. Mas o bom de um blog é isto: quem quiser dar opinião, mesmo que não tenha sido entrevistado, é só usar este espaço, como você acaba de fazer.

Uma curiosidade: quando escrevi o post, fiz um esforço para que o meu ponto de vista não contaminasse o texto. E na época eu achava que a comunidade era de mau gosto por cultivar a morbidez. Mas depoimentos como o seu me fizeram mudar de opinião, ainda que, lá, uns e outros sejam dados a gracinhas com a desgraça alheia. Mas isso é inevitável.

Outra curiosidade: escrevi este tópico há um ano, e ele permanece um dos mais visitados.

Para você ter idéia do que isso representa, este blog recebe em média 250 mil visitantes por mês.

Abraços, Mamis.
Zezé disse…
Oi Paulo
Obrigada pela oportunidade e amei o mamis no final, ganhei mais um filhote, eita nóis.
Voce tem toda razão quem não falou venha falar agora. Por isso estou aqui.
O mais curioso é que eu estava no orkut (ainda em Ingles)numa comunidade que dizia qual a comu mais estranha da pessoa acima? E eu entrei no perfil da pessoa e vi a comu PGM eu achei estranha, mas como toda pessoa lá fui eu verificar e acabei entrando e contando a historia de minha filha, que ela nao teve tempo de ter perfil no orkut mas tinha trabalhos na internet pois era artista plástica etc e foi assim que tudo começou. Por um bom tempo a comu de minha filha era relacionada na PGM mas acho que rolou aquele ciuminho basico de o que ela tem que meu morto nao tem etc e foi tirada. Já tive grandes barracos lá, claro, tenho pavio curto (preciso melhorar auahsuaushs). Teve uma época em que eu brincava de que estava vendendo rifa para churrasco para levantar lage (g ou j?) para o barraco virar casa.
Enfim, parabens pelo seu artigo e sempre que puder virei aqui te visitar. Beijos da sua nova mamis Zezé.
Adriele Carolina disse…
Hehehehehehehe nossa a PGm é tudo de bom meu,fiz amigos la e essa de gostar do sofrimento alheiro é ridiculo aff.....

PGm meu orgulho meu amor rsrsrs
Anônimo disse…
Gente, fala sério. Parem de criticar a PGM.
Não há nada de "urubus" em seus participantes. A morte é fascinante, misteriosa e que jogue a primeira pedra quem nunca se viu interessado por saber mais sobre ela.
Anônimo disse…
Náo me lembro,como fui parar no orkut ,sei q foi em 2005 ainda era em inglês e eu náo entendia muito,mas logo foi traduzida para o português.Foi qndo "fuçando" conheci a Pgm ,para mim foi uma válvula de escape ,q me foi muito importante...tenho um filho assassinado em 1998 e vivia muito depressiva,triste,achava q meu problema era maior q outros ,Na PGM aprendi q compartilhando minha dor com outras pessoas me fasia bem, aliviava um pouco o meu sofrimento,vendo tantas mortes e familiares sofrendo,foi qndo me colocava no lugar de tds.
Tbm foi na Pgm q tive o praser de conhecer minha filhota "virtual" Maria José Coppola [Zezé ,Mae de Thais Coppola]uma pessoa ao qual tenho o maior respeito e carinho,foi assim q me envolvi a faser parte da PGM,se depender de mim [minha filha tem minha senha] quero sim ser lembrada e postada na PGM...tbm expresso aki meu carinho por esse jovem Guilherme Dorta q corajosamente teve essa iniciativa ao se tratar de pessos mortas,nem ele msm tinha noçáo da repercurssáo q a PGM iria consolidar no Orkut...msm assim nunca foi um jovem de querer se aparecer e se vangloriar de seu feito [ele tbm é Sorocabano como eu!]

È isso...e mais um ano estarei fasendo parte da Pgm...de preferência Vivinha hehehe!!...!Viva 2010 e Viva a PGM...
Claudia Silva disse…
Ótimo post. Realmente ficar observando o perfil de gente morta tem o seu lado mórbido.
Existe esse eMortem (http://www.emortem.com.br) um aplicativo no orkut (http://www.orkut.com/AppInfo.aspx?appId=715665376439) aonde é possível fazer um tributo aos falecidos, além de avisar a todos seus amigos caso vc venha a falecer.
Emily Rose disse…
Emily Rose

I LOVE YOU PGM (2)
Gente na boa.. opiniao kda um tem a sua..
Fato!! entrei na comu, assim como a Misteriosa citou acima. por curiosidade.. e por se tratar de uma comu apenas p membros, tb queria saber o q rolava la dentro.. Atraves dos Topicos, podemos conhecer, entender e ''discutir'' sobre o assunto.. desde suicidio, assassinato, homicidio... isso entre os membros sensatos..
que nao sao poucos.. este mesmos nao saem no perfil dos falecidos, deixando DEP ou RIP ou encomodando entes queridos.. Aprendi mt, sobre varios temas debatidos.. Alguns sao mt polemicos, como Nardonis e Guilherme de Padua.. Mas estao la, pra serem questionados, analisados. cada um da sua maneira..
Vejo a comu, um instrumento de curiosidade e aprendizado para seus membros.. E pq n fazer amizades? tem varias pessoas q se identificam. Eu pessoalmente uso perfil FAKE. e n concordo com as mas linguas, q dizem q FAKES sao instrumentos do mal.. assim como existe o mal' existe o bem'. Enfim.. admiro mt o Dorta e seus moderadores. nao tenho nda a reclamar da comu, apenas elogios.. Agora ja vou.. pro F5 da comu rsrs.. bjim.. fiquem na PAZ!
Unknown disse…
Amigos,

já ouviram falar em PGM´s???

São comunidades nas quais existem links para perfis de mortos que possuem perfil ativo no Orkut. Sim isso mesmo! E não é só! Seus membros mais amalucados desenvolvem dependência da comunidade, e quando são excluídos de lá, por qualquer motivo, imploram aos moderadores para voltar.

Os moderadores são endeusados. São considerados pessoas especiais, líderes, o que aproxima as PGM´s das seitas.
Em certos posts há desrespeito para com os mortos. Piadinhas infames e inoportunas.


Para quem discorda veementemente desta praga, foi criada recentemente uma comunidade (creio que é a única) que pretende bater de frente contra esse oba-oba mórbido, exigindo que os perfis de falecidos sejam divulgados somente com autorização da família!!!

eis o link: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=102914619
1 disse…
Quanto sofrimento mesmo.
Tem um detalhe que não está sendo em momento algum comentado.
Maria José Bertoni Marques Coppola mãe da Thays, foi INDICIADA no assassinato do seu ex-marido.
Ai pergunto, como uma pessoa que está envolvida em um crime pode fazer qualquer tipo de julgamento para qualquer outro delito.
Anônimo disse…
Esta comunidade esta cheia de loucos mórbidos e o Dorta é um moleque com um ego do tamanho da país, ta se sentindo Clodovil
Anônimo disse…
A COMUNIDADE TEM UM BO POR CALUNIA E DIFAMAÇÃO QUE ESTA CORRENDO EM PROCESSO DE JUSTIÇA
Nanci Yamazaki disse…
Bon Ja dei meu depoimento la atrás como anonima no dia 02/01/2010...
Acrecentando gostaria muito q fosse feito uma grande entrevista e reportagem com o Dono [Guilherme Dorta] e os membros da PGM...vcs náo tem noçao de como isso é algo indescritivel.aki aprendemos a náo ter medo da morte,a nos conformar com entes nossos q se foráo,a dar mais valor a vida ,a orar ou rezar [náo importa a religiáo]pelo proximo,a dar uma palavra de conforto aqueles mais inconformados ...claro q em qlquer situaçáo sempre tem aquele q descrimina ou é contra ...mas isso faz parte.O importante é que somos a maioria q temos coinciencia q nessa vida levamos e podemos absorver coisas boas de qlquer situaçáo principalmente a da MOrte [k com certesa ninguem escapara!]abçs a minha filhota Zeze Coppola...
Anônimo disse…
adoro a pgm ja virou rotina ver os perfis
Curto bastante a PGM, frequento a comunidade há alguns anos,acho ótimo, inclusive ontém me acabei de rir em um tópico que acabou virando um chat. O pessoal falando como seria o Datena e a Sõnia Abrão falando da PGM,olha realmente a PGM é ótima,pois não se fala só de morte não, pois na maioria das vezes,os tópicos viram uma troca de experiências e informações...
Anônimo disse…
Estou na PGM faz uns 5 anos eu acho.
Gosto muito de lá. Mas concordo que algumas pessoas pegam muito pessado nos coments, mas esses são minoria... graças a Deus.
A maioria respeita as regras impostas pelo Dorta.
Duende Macabro disse…
É, esse pessoal já deve ter enjoado d ver cadáveres anônimos estripados, não importa se em acidentes, homicídios, suicídios (ou o caramba), disponíveis há anos em blogs diversos, e agora querem ver "quem sifu", identificado, em outra situação: quando era inteirinho, bonitinho... Admitam a morbidez, o q q tm?É, esse pessoal já deve ter enjoado d ver cadáveres anônimos estripados, não importa se em acidentes, homicídios, suicídios (ou o caramba), disponíveis há anos em blogs diversos, e agora querem ver "quem sifu", identificado, em outra situação: quando era inteirinho, bonitinho... Admitam a morbidez, o q q tm?
Carol disse…
Sou membro da PGM e como em todo lugar na face da terra incluindo a net, existem pessoas de todos os tipos, virtualmente vc convive com pessoas que vão desde educadas a mal-intencionadas, mais eu pelo menos nunca vi profiles que exibiam corpos ou qualquer outro tipo de morbidez ou bizarrices, e sim os profiles iguais aos de todo mundo a diferença é os donos já não estão entre nós, e isso me faz pensar que quando morremos deixamos uma vida para tras e aprendo a dar mais valor a minha própria vida e a refletir sobre os meus atos pois em um minuto estamos bem e no outro podemos não estar nem mais aqui,muito estranho e louco de pararmos para pensar.....
Anônimo disse…
Gente, é verdade que Maria José Coppola está presa, pelo assassinato do seu ex-marido?
Anônimo disse…
se lasquem !
Anônimo disse…
SE LASQUEM !
Adelina disse…
e num é q a Mamis, kkkkkkkkkkkkkkkk, a verdadeira assassina, pessoa pela qual vcs tem o "maior respeito", está presa mesmo?.....tá na CADEIA e tomara q justiça seja feita e por lá ela permaneça, para todo o sempre, AMÉM!!
Anônimo disse…
De fato esta "Mamis" assassina está presa. Está sendo acusada de ter mandado matar seu marido para se beneficiar do seguro de vida. Vejam o processo (0735193-46.2006.8.26.0577) e vão verificar que trata-se de uma assassina fria e calculista.
Aliás, sua filha (também assassinada) era outra que possuia seguro de vida. Agora questiona-se: Será que o namorado é o real assassino?
Anônimo disse…
Vejam os comentários neste blog e verão que esta mulher é LOUCA:
http://mortas.wordpress.com/2011/05/08/thays-coppola-rupp/#comment-379
Anônimo disse…
??????????????

pgm é o must!
Anônimo disse…
foi excluida
Anônimo disse…
O Dorta excluiu ,porque a comunidade ajudou Maria coppola a encontrar o assassino da filha,só que ela tambem era uma assassina ,esta presa faz meses.
Anônimo disse…
Tem um grupo da PGM tb no facebook

http://www.facebook.com/groups/199996580120747/

Também é moderada
Anônimo disse…
Quem te falou q o Dorta excluiu a comunidade por causa disso? A comunidade foi excluida pelo orkut e o Dorta nem falava mais com essa mulher a meses
Anônimo disse…
PGM foi EXCLUIDA SIM, Dorta era amiguinho íntimo de Zezé, se encontraram várias vezes pessoalmente, sumiu de medo de ser apontado como cúmplice da assassina...
Silvana Silva disse…
Noooooossa foi por isso que ele excluiu a comunidade? Não duvido nada
Silvana Silva disse…
Achei ótimo que aquela comunidade foi excluída, tinha uma turma lá dentro que fazia muita coisa errada, chegavam ao ponto de ligarem na residência e trabalho das pessoas depois de uma "briga " virtual e eram as mesmas pessoas que defendiam a Zeze, eu tinha medo destas pessoas, acho que o Dorta fez certo em excluir a PGM.
Anônimo disse…
Fraco !!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih