Pular para o conteúdo principal

Mais um cadete da Aman morre em treinamento

Mais um cadete morreu durante exercícios da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende, Rio.

Maurício Silva Dias, 18, morreu na sexta (13) às 17h de parada cardíaca, depois de, juntamente com sua turma, caminhar 24 quilômetros, em treinamento que previa também 60 horas sem dormir.

Além da morte de Dias, dois cadetes tiveram de ser internados por causa do cansaço. Apesar disso, o comandante da Academia, general Gerson Menandro, afirma que não houve excesso.


Morre na Aman cadete que teria sido agredido por instrutores.
outubro de 2011


Para alguns militares, esse tipo de treinamento não faz mais sentido hoje em dia, está ultrapassado.

No vídeo abaixo, repare, o general Menandro diz que a morte do cadete faz parte dos “índices praticamente insignificantes de acidentes” nos treinamentos.

Não deve ser fácil aos pais ouvirem que a morte de seu filho compõe “índices praticamente insignificantes”. Aliás, o que o general quis dizer com “praticamente”? Ou os índices são ou não baixos. Não existe esse negócio de "praticamente". O que ele tentou dizer com isso?

Conforme destaca o repórter do Jornal Nacional, a Academia não divulga o número de cadetes mortos durante o treinamento, o que é um acinte a uma sociedade regida pela democracia.

O caso dos sargentos que estão sendo punidos por assumirem publicamente que são gays e as mortes que ocorrem em Agulhas Negras, entre outros casos, demonstram que já passou da hora de as Forças Armadas serem devidamente enquadradas.

Inquérito Policial Militar conclui que a morte foi por 'causa desconhecida'.
outubro de 2008

Comentários

Regina Bolico disse…
Eu não queria estar no lugar dessa mãe que perde o seu filho durante um treinamento na academia militar. Quantos sonhos foram desfeitos pela morte tão prematura e de uma maneira tão brutal...Ficar sessenta horasa sem dormir...Isso é uma insanidade. É claro que a Academia das Agulhas Negras deve satisfações à sociedade.
Anônimo disse…
Eu sinto muito pela morte do companheiro....Eu vou prestar o concurso para EsPCEx/AMAN este ano...e em relaçao se e necessario ou nao o treinamento,eu acho o seguinte,para uma pessoa virar um OFICIAL DO EXERCITO ele tem q ser superior FISICAMENTE e INTELECTUALMENTE...na AMAN eles buscam isso..uma formaçao de excelente qualidade para os cadetes...o exericto precisa de homens bens formados e treinados para uma eventual guerra...ou vcs acham q o BRASIL nao esta sujeito a guerras???
BRASIL!!!
VAI COM DEUS IRMAO....
Davy Barreto disse…
candidato ao concurso deste anoe penso: Concerteza o treinamento é preciso caso contrário deixem os homens em casa e num eventual guerra mandem cartas de convocação para homens destreinados... Se houve morte é porque houve falha de alguém, e quem somos nos para julgar, sempre criticamos instituição por que o governo é isso e aquilo, porque o povo sempre fica por baixo e assim por diante. Se ele, tão jovem tinha problemas de coração, ele não deveria nem estar cursando a AMAN, e analongamente a AMAN não deveria te-lo aceito, se isso é problema recente no rapaz houve negligencia das duas partes (preocupação com a saúde). Mas de fato é triste vez um jovem com tantos sonhos ter que abandona-los, me coloco em seu lugar, pois é lá onde quero estar próximo ano. E outra, Paulopes Weblog, não muito infeliz a sitação
com a ditadura militar.
Paulo Lopes disse…
Teobaldo:

Ninguém defende o fim do treinamento na Aman ou em qualquer outra instância das Forças Armadas.

O que se discute – principalmente pelos próprios militares -- é o tipo de treinamento da Aman.

Observe: as guerras tendem a ser cada vez mais um confronto entre recursos tecnológicos e da inteligência militar do que um confronto direto entre soldados.

O corpo-a-corpo é coisa do passado, meu caro.

Cada vez mais o bom soldado será aquele que tem facilidade em usar as novas tecnologias.

Outra coisa: você diz que o oficial do Exército tem de ser superior nas condições físicas e nas intelectuais.

Pois eu não creio que a insistência em um treinamento que leva cadetes à morte seja demonstração de superioridade intelectual, de inteligência.

Abraço.
Anônimo disse…
Bem, eu acho engraçado pessoas que não entendem nadinha sobre o assunto darem palpites. Imaginem eu querer dar minha opinião sobre a construção de uma bomba nuclear, é claro que só vou falar besteiras! Quanto às 60h de treinamento sem descanso vcs acham que é muito? Sugiro que vejam ao seriado "Band of Brothers". Estamos falando em guerra e não em piquenique. As guerras duram anos, não lembram de EUA X Iraque? E olha que era a tecnologia contra um exército medíocre. Os EUA perderam muuuitos homens justamente porque estavam com esse papo furado de tecnologia se ganha uma guerra. ERRADO!!! HOMENS GUANHAM GUERRAS, tecnologia ajuda, mas não ganha!!!Lamento a morte do garoto, mas para morrer basta estar vivo. Tem gente morrendo jogando futebol, atendendo em consultório de dentista e caminhando na rua. Morte acontece, por isso o Sr Menandro falou sobre estatísticas. Mas todo mundo entende uma notícia como lhe apraz.
Paulo Lopes disse…
Seriado “Band of Brothers”!

As suas referências de informações são bem capengas, MK Cunha.

Você precisa se informar melhor, para saber que os EUA têm investido bilhões de dólares no que eles chamam de “guerra eletrônica”. Só um único "avião invisível" custa 1 bilhão de dólares.

E sabe por quê?

Porque os tempos mudaram e governo algum agüenta a pressão da sociedade quando seus filhos estão morrendo na guerra. Se não fosse isso, a guerra do Vietnam se estenderia por mais anos.

Veja: no momento, pelas pesquisas, o candidato com mais chances de ganhar as eleições americanas é o do Partido Democrata, o Obama, que defende a retirada do Exército americano do Iraque.

Preste atenção, MK Cunha: o que ocorre no Iraque não é uma guerra convencional, a guerra para a qual os cadetes da Aman são preparados. É a guerra de guerrilha, de terroristas, e é esta que vai preponderar daqui para frente. Se você não entendeu isso com o 11 de Setembro não vai entender nunca.

E por que os EUA não acabam logo com seus inimigos no Iraque, apesar de todo o arsenal tecnológico que possuem?

Porque para isso seria preciso matar toda a população, pois os tais terroristas estão entre as pessoas do povo. Entendeu?

Você diz que são os homens que ganham guerras. Bem, se isso fosse verdade a China não estaria equipando as suas Forças com tanta tecnologia....

Preste atenção, MK: hoje, o simples apertar de um botão por um único soldado pode matar centenas de milhares de inimigos. Entendeu? Isso só não é possível em uma guerra contra terroristas, a não ser que se queira matar também os civis.

Outra coisa: ninguém disse que as 60 horas sem dormir mataram o cadete Dias. Até porque ele não chegou a cumpri-las.

Esse caso da morte do cadete Dias está mal contado. Esse e os outros cuja quantidade é considerada segredo de Estado.

Faltam detalhes desse tipo de treinamento. Falta um relato completo, o que o comando da Aman jamais levará ao público.

A hierarquia militar acha que a sociedade não tem nada a ver com as questões militares, como se as Forças Armadas fossem uma instituição à parte.

Trata-se de um posicionamento autoritário. Coisa de gente que ainda não se acostumou com a democracia.
Paulo Roberto Lopes, vc eh um fanfarrão, "passou da hora de as Forças Armadas serem devidamente enquadradas" cara vc eh um ser despresivel, quantas pessoas não morrem em trabalho? Nas forças armadas, chamamos no cumprimento do Dever, qual instituição que está livre de homosexuais, vc deveria pesquisar antes de falar mal, o exército esse ano voltou a ser considerada a instituição mais confiavel do BRASIL. Eu acho impressionante uma pessoa criticar o regime militar sem antes descascar os defeitos da democracia que vivemos hj no BRASIL, Seu Paizano, ve se para de ficar de braço cruzados criticando qm faz alguma coisa de verdade pelo BRASIL. Descançe em Paz companheiro. BRASIL, Acima de Tudo
Paulo Lopes disse…
Xi, o tal de Carlos, além fã da ditadura militar, não sabe ortografia. Ele escreve “despresivel”, “homosexuais”, “paizano”, “descançe” etc.

Se ele realmente está preocupado com o futuro do Brasil e com o tal de “cumprimento do dever”, deveria estudar ortografia e gramática.

O país teria assim um analfabeto a menos.
Anônimo disse…
Falar desse fato é um tanto quanto complicado, pois só sabe o que acontece lá dentro quem vive lá, se for feito um enquete entre os cadetes verão que eles comem o pão que o diabo amassou ou até mesmo alunos da EsSa, pq os profissionais só querem tirar sarros da caras deles fazendo-os de idiotas enquanto a metodologia de nada servi, os instrutores são Forças Especiais, Comandos, que saber o que les fazem Os alunos são como ovelhas em covís de lobos.
Brasil até a morte.
Assina Rambo a lenda
Anônimo disse…
Antes de qualquer comentário, meu respeito à família e ao companheiro que se foi. Quanto às opiniões do Sr Paulo, é importante notar que é necessário se ter um mínimo de conhecimento do assunto para se aventurar a expressar uma opinião. Eloqüência inócua e argumentos sem esse conhecimento de causa somente se prestam à propagação de especulações e da desinformação. É incontestável que o fato deve ser apurado, está sendo e, se por acaso houve erros, os responsáveis devem e serão punidos. A Justiça Militar desconhecida de grande parte da população é bastante severa e célere, sendo um órgão do Poder Judiciário, sem vínculo com as Forças Armadas.
Nota-se que o Sr, como boa parte da população, desconhece completamente o trabalho realizado na AMAN, a formação do cadete e o Curso Superior de Ciências Militares reconhecido pelo MEC e lá ministrado. É verdade que esse desconhecimento, em parte, é culpa do Exército que não mostra as inúmeras virtudes que possui. A AMAN é um estabelecimento de ensino de nível superior, como já dito, de formação de oficiais do Exército Brasileiro. Possui reconhecimento internacional pela excelência de sua formação. A prova de tal afirmação é a presença de cadetes de vários países da América Latina, África, EUA e, em anos passados, de países europeus cursando os quatro anos de formação. A AMAN está sendo utilizada como modelo para alterações curriculares na Academia de West Point através de intercâmbio entre os EUA e o Brasil. Oficiais americanos tem visitado a AMAN, com freqüência, para aproveitar o que lá encontram de bom. Cabe ressaltar que fato dessa natureza é único na história do exército americano.
Quanto ao lamentável acidente ocorrido com o cadete Lapoente, em 1990, ou seja, a 18 anos, os responsáveis foram punidos pela Justiça Militar conforme a lei e a família recebe o amparo do Estado que obviamente não substitui a vida daquele jovem, mas que cumpre com a legalidade inerente às sociedades democráticas. De lá para cá, nenhum cadete sofreu acidente dessa gravidade, vindo infelizmente a ocorrer novamente na semana que se findou. Se considerarmos que, anualmente, em torno de 1500 cadetes, realizam entre 6 a 10 exercícios no terreno, é razoável a assertiva do General Menandro quanto aos índices insignificantes de acidentes, porque realmente o são (2 mortes para 18 anos X 1500 cadetes X 6 exercícios, no mínimo, por ano, ou seja 2 mortes em 162.000 oportunidades). Não se trata de justificar a morte de uma pessoa a sua mãe, porque não há nada que explique um fato desse a ela, mas de mostrar à sociedade a verdade. Isto é democracia! A morte será apurada em inquérito policial militar e, como disse, se houve erros, os responsáveis devem e serão indiciados, denunciados, processados e condenados pela Justiça Militar. Se considerarmos ainda os índices de acidentes de outras academias militares de outros países, veremos que na AMAN ocorrem muito menos problemas dessa natureza. Se o Sr Paulo duvida do que estou falando, busque dados sobre o assunto na internet.
Quanto à evolução tecnológica que vivemos nos dias atuais, compartilho, em parte, com os argumentos do Sr Paulo, mas como Bacharel em Ciências Militares, Mestre em Operações Militares e Doutorando em Aplicações Militares e cidadão brasileiro, não posso compactuar com tamanha desinformação. Não me aventuro a discutir pareceres médicos, porque não detenho conhecimento suficiente para tal. Como o Sr Paulo, como jornalista, discute minha profissão com total desconhecimento de causa? Nota-se que o Sr Paulo nem serviu à Pátria em sua tenra idade e não sabe as dificuldades financeiras que as Forças Armadas vivem a décadas. Não podemos nos comparar a exércitos de primeiro mundo quanto a recursos tecnológicos, porque recebemos a muito tempo orçamentos de quinto mundo. Devido a isso, o treinamento é voltado para a realidade nacional e para os ambientes nacionais (caatinga, cerrado, selva, pampa, pantanal, etc.), porque, quando a Nação necessitou e necessita, ninguém se lembra dessa falta de recursos. Simplesmente se quer a missão cumprida. Enfim, na AMAN e nos quartéis da tropa, os treinamentos são realizados de forma controlada, por profissionais que entendem do que falam e não por pessoas que vivem atrás de um birô, sem vivenciar a realidade de um quartel. O Sr Paulo já caminhou em um ambiente de selva? Sabe o que é carregar sozinho um ferido? Sabe o que é liderar uma fração de homens, tendo que lhes dar ordens que podem levar um ou todos à morte? O Sr Paulo já viu o que acontece no Haiti? Lá ocorre uma missão de paz que IMPÕE a paz. Não acreditem que a paz lá foi conseguida de forma consensual, porque não foi. Foi imposta. Pessoas morreram, inclusive brasileiros. O Sr Paulo sabe o que é ficar sob fogo? Como o Sr Paulo pode falar de coisas que desconhece? Como pode dizer que um dado exercício é excessivo ou não? É como um analfabeto dizer que a dose de medicamento foi prescrita de forma incorreta por um médico. Ele pode até estar certo, mas isso deve ser feito com um mínimo de cautela, já que não entende daquilo que fala. Quem realmente está sendo autoritário? Os militares que sabem do que falam, ou o Sr Paulo que tenta impor sua opinião a pessoas que, como ele, desconhecem o assunto?
Sr Paulo, como jornalista que é, espero que o Sr informe a sociedade com isenção. A cada dia, preste um serviço ao Brasil e à democracia, informando corretamente a um país de pessoas ainda de pouco estudo e que podem ser manipuladas facilmente por notícias e opiniões distorcidas e cheias de preconceito, porque o Sr, mesmo antes do fim do inquérito, já diz que ninguém será punido. Isto é “pré conceito”!! Nós militares, não somos parte distinta da população, mas sim somos formados por todas as matizes da Nação brasileira. Negros, brancos, mulatos, índios (índios sim, veja lá na Amazônia!), desde de Soldado ao Comandante do Exército, formamos de maneira democrática uma instituição que possui erros, mas que prima pelo mérito pessoal e pela qualidade, independente de raça, cor, credo, etc. Não é à toa que a instituição desfruta de ampla aceitação popular verificadas em várias pesquisas de opinião. Faça um favor ao Brasil Sr Paulo, trabalhe e opine de forma responsável.
Anônimo disse…
marcos diz o exercito e uma instituicao arcaica que matan jovens com treinamento do passado quando as guerras erao corpo a corpo e a remo sem dar satisfacao a sociedade pergunto eu vivemos na democracia ou na ditadura fora as humilhacoes que eeses jovens passan com instrutores loucos sen nenhum escrupolo
Anônimo disse…
Eu acho que o exército deveria ser responsabilizar pelas mortes que lá ocorem TODOS OS ANOS. Pois para tudo existe um limite, somos humanos e não aguentamos muito esforço físico e mental principalmente. Como é o caso da academia, em que os cadetes são torturados tanto fisicamente como mentalmente. O caso do cadete eu vejo pelo esforço físico fora do comum que ele deve ter excercido na mata,isso é inademicivel.Os cadetes ficam horas sem dormir, nesses campos eles voltam todo "quebrado" esforçam tanto sem necessidade. Acho que as forças armadas devem ter em mente que uma terceira guerra mundial ocorrerá. São TODOS UNS SEM NOÇÃO!
Ass: Jackeline Cristina
Anônimo disse…
Caro Paulo Roberto Lopes, corpo a corpo é coisa do passado? Leia um pouco mais sobre conquista e consolidação em eventos desde "tempestade no deserto" até atuação americana no Iraque. Mesmo com a evolução tecnológica, a infantaria só conquista com corpo presente!
Demonstrar capacidade de raciocinio sentado numa sala com ar condicionado, a frente de um lap top é muito fácil. Um jovem tenente sobre tiros e fadiga de combate, raciocinar e ter uma atitude brilhante para decidr o futuro dos seus homens, não vem com teoria, só com prática e muito treinamento.
AMAN serve para diferenciar os amadores dos profissionais e o que lá perecem, tenha certeza que vão ao céus orgulhosos de morrerem por acreditar que vale a pena dedicar a vida a soberania de nossa terra. Ainda que essa seja tão corrupta.
Anônimo disse…
não forma apenas estes casos de mortes e acidentes. há muitos outrso casos...

basta as familias irem a tona...
Anônimo disse…
O que está por trás da morte desse pobre cadete resume-se numa palavra: truculência. A mesma truculencia que levou os militares americanos e japoneses ao genocídio de Hiroshima. Truculentos os que não se renderam preferindo a morte de minhares de inocentes. Truculentos os que lançaram a bomba sem se importar com mulheres, crianças, jovens e idosos que foram pelos ares. Trculentos os que condicionam jovens na CERTEZA da morte, diante de uma guerra que TALVEZ um dia possa vir a acontecer. HITLER também pensava assim....
Anônimo disse…
simone diz tenho um filho na aman la e uma academia de formar verdadeiros montros com treinamento sub humano fora a tortura que os cadetes mais antigos fazem com os mais novatos isso e coisa de investigacao profunda isso tudo com permisao do alto escalao do exercito os mais novos passam por humilhacao todos os dias tipo assim chingamento pagamento de flexicao interminaveis e ai vai porque isso estamos em que mundo em que brasil sera que voltamos a ditadura mascarada os meios de comunicacao ten que estar atento as essas barbaries com jovens dispostos a servir ao brasil nao a caprixos de comandantes loucos e intrutores que pensan que ensinar e matarsimone
Anônimo disse…
simone diz tenho um filho na aman la e uma academia de formar verdadeiros montros com treinamento sub humano fora a tortura que os cadetes mais antigos fazem com os mais novatos isso e coisa de investigacao profunda isso tudo com permisao do alto escalao do exercito os mais novos passam por humilhacao todos os dias tipo assim chingamento pagamento de flexicao interminaveis e ai vai porque isso estamos em que mundo em que brasil sera que voltamos a ditadura mascarada os meios de comunicacao ten que estar atento as essas barbaries com jovens dispostos a servir ao brasil nao a caprixos de comandantes loucos e intrutores que pensan que ensinar e matarsimone
Anônimo disse…
jao diz teobaldo se vc ja cadete como que vc vais prestar concurso para espcex vc e sem nocao nao sabe nem que esta falando estamos falando de vidas filhos que criamos com carinho amor para seren mortos pelo exercito sem daren explicasoes que mundo vivemos nem se um dia vc chegar la se chegar com certeza vai mudar de ideia amigo
Anônimo disse…
parabens jornalista paulo roberto lopes por abrir esse espaco para podermos exprerssar nossa revolta contra esta forca que todos os anos vem matando jovens sem dar explicacao como se fossem donos de si proprio abraco martins
Paulo Lopes disse…
Aos anônimos que neste fórum se mostram tão bem informados sobre a Aman, mas, curiosamente, só para elogiá-la, como se a instituição fosse perfeita, pronta e acabada, pergunto: o tenente do Exército que, no Rio, entregou três jovens a rivais traficantes para serem assassinados se formou em Agulhas Negras?
Anônimo disse…
Paulopes, como ninguém até agora respondeu a sua pergunta, transcrevo trecho de artigo que acabo de ler de Eliane Cantanhêde. Diz ela: "... a Aman, casa de excelência do Exército, formou um oficial capaz de desdenhar da ordem do superior e de cometer um crime absurdo como esse, junto com 10 outros homens da Força. Que tipo de formação é essa? Quantos outros tenentes assim estão dando ordens por aí?"

A íntegra do artigo está neste link: http://tinyurl.com/579m6r
Anônimo disse…
Olha conheço uma pessoa que entrou na essa agora a pouco tempo, alias no último concurso que teve e garanto a vcs, por tudo o que esta pessoa está passando pergunto. O que é o exército e o que eles querem formar, deixar sem comer, fazer pagar flexões o dia todo, tomar banho gelado 3 horas da manhã, receber humilhação a toda hora viver sobre pressão ter que falar coisas horríveis a respeito de familiares, o que é isto que tipo de formação é esta? O que o Brasil ta fazendo... quase todos desistem logo de cara porque não aguentam tantas humilhações ao invés de serem incentivados a servirem a pátria, só ficam por causa de um salário porque dizem que aquilo é o inferno, um manda o outro desmanda e todos se ferram...
a essa não é o que todos pensam, aquilo é uma grande ilusão.
Anônimo disse…
Palmas! Palmas! A ingenuidade (ou má-fé) de alguns é hilária. Certamente, porque um integrante cometeu um erro grave, gravíssimo, diga-se de passagem, toda um estabelecimento de ensino e toda uma instituição são ruins! Hilário e motivo de risos. Analogamente, então, podemos fazer ilações a respeito. Da mesma forma que vemos maus militares e, devido a isso todos são ruins, segundo este blog, inclusive sua formação, vemos jornalistas que somente buscam o sensacionalismo em busca de autopromoção. A verdade é apenas um detalhe. O IBOPE é o farol, sem escrúpulos e remorso. A manipulação e a desinformação o dia-a-dia. Quem não conhece um Datena? Ou seja, então, a formação das faculdades de jornalismo de todo o país é muito ruim. Certo? ERRADO! A imprensa decente, que é sua maioria, presta um serviço inestimável à democracia e ao país, como também, as Forças Armadas. Senhores e senhoras, falhas de caráter não são corrigidas em faculdade. Vêm de berço. Procurem um psicólogo que ele lhes explicará isso.
Anônimo disse…
Ah, complementando meu último comentário, dêem uma chegada lá em Resende. Conheçam a AMAN. A visitação é livre entre 0800h e 1700h em qualquer dia da semana. Talvez "in loquo", vocês possam ver aquilo que digo, ao invés apenas, de especular. Venham conhecer seu Exército e deixem de dizer: Ah, o primo da prima do tio da vizinha disse que lá é um inferno. Venham conhecer o que fazemos e quem somos.
Anônimo disse…
Ah, um último comentário: como nosso caro jornalista demonstra estar muito desinformado para opinar (estar muito bem informado é uma obrigação de todos, mas de jornalistas é ferramenta de trabalho), faço eu o trabalho dele! Há algumas escolas de formação de oficiais no Exército e não somente a AMAN. Há os Núcleos Preparatórios de Oficiais da Reserva (NPOR) e os Centros Preparatórios de Oficiais da Reserva (CPOR) espalhados por todo o Brasil. Paulo, tem um aí em São Paulo, beleza? Oh, lá em Santana. Há também a Escola de Administração de Exército em Salvador, o Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro e a Escola de Saúde do Exército, também no Rio de Janeiro. Antes que alguém pergunte, os oficiais combatentes de carreira são formados na AMAN e os oficiais combatentes temporários são formados nos CPOR e NPOR.
Anônimo disse…
Houve falha grave durante o treinamento, alguém desobedeceu ordens. Os responsáveis por isso devem ser punidos.
Anônimo disse…
Bom artigo Sr. Paulo,
E bom lembrar que não temos treinamento militar, porem o serviço obrigatório ajuda e muito no treinamento e diminuição de custo para manutenção das armas do trafico. Por falar nisso não e a população destreinada que aprendeu a fugir de tiros entre traficantes. Vivemos em uma guerra civil, e com isso temos experiências de Guerra.
Mais caso seja necessário alguém com treinamento militar, esta ai no vídeo o Sr.Sebastião da Silveira, Pai do Cadete Lapoente. Este e reformado da marinha do Brasil.
Outro fato e... o Tenente-Coronel De Pessoa, foi condenado e verdade, mais a família ate hoje não recebeu nada, segue o link com depoimento do Tenente sobre o assunto!!!
http://200.189.113.39/mppr/noticiamp.nsf/9401e882a180c9bc03256d790046d022/7eff39eb22af90db8325726b004cc505?OpenDocument
Será que ele realmente e inocente??? O que demorou na condenação dele e o fato de seu pai ser um respeitado militar, o primeiro paraquedista do militar do Brasil, Capitão de Pessoa. Quanto a visita de Americanos na AMAN, isso acontece desde 1946, segue o link!!
http://www.youtube.com/watch?v=xn9-7N9lJo4

Outros “Casos Isolados da AMAN
13/06/2008 -Cadete infantaria Mauricio Silva Dias, na Aman.

15/10/2007- Capitão Anderson Marcio Gomes da Silva, no Cigs-Manaus.

25/10/2006- Tenente Elias Matias da Silva Junior, no Cigs-Manaus

19/07/2006- Sargento Antonio Carlos Duarte Amorim, no Cigs-Manaus

19/07/2006- Sargento Alexsandro de oliveira Sales, no Cigs-Manaus

28/04/2006 -Tenente Arthur Felipe de Carvalho Julião, no 38 batalhão, em Vila Velha

13/05/2005 -Cadete infantaria Expedito Eduardo Sobral Cavalcante, na Aman

6/03/2003 - Tenente Elivaldo Gonçalves da Costa, no curso de comandos, Rio

25/04/2001- Tenente Daniel Bazoli Filho, no rio Afuá - PA

13/11/1990 -Capitão João Antonio Caputo, em São Gonçalo-RJ

9/10/1990 - Cadete Marcio Lapoente da Silveira, na Aman.

Maiores informações sobre os acontecimentos acima poderão serem encontrados na comunida do Orkut, família AMAN


Folha de São Paulo - 01/06/05
Morre cadete do Exército que perdeu uma das mãos durante treino com granada
O cadete Expedito Eduardo Sobral Cavalcanti, 21, morreu no último dia 14 no Hospital Central do Exército, em Benfica (zona norte do Rio), depois de ficar um mês internado em conseqüência da explosão de uma granada que o fez perder uma de suas mãos durante um treinamento na Academia Militar das Agulhas Negras (sul fluminense). O acidente ocorreu no dia 13 de abril deste ano.
De acordo com peritos que trabalham na elaboração do laudo cadavérico do cadete, Cavalcanti morreu em decorrência de infecção generalizada porque não teria recebido tratamento adequado no hospital.
Os peritos informaram ainda que o acidente aconteceu em razão de uma falha no treinamento -a granada era verdadeira, e não um modelo. Cavalcanti morava na Paraíba com a família.
O CML (Comando Militar do Exército) negou que o cadete tivesse tido tratamento inadequado. Segundo o órgão, ele foi acompanhado por dois generais quatro estrelas. Quanto a possíveis falhas, o Exército informou que só comentará o caso após a conclusão do inquérito. (DA SUCURSAL DO RIO)

TURMA "TIRADENTES"
Turma “TIRADENTES” – AMAN 1977 - Cadete André Luiz Húmia
Turma “TIRADENTES” – AMAN 1977 – Cadete Gilberto Pereira Nogueira
Turma “TIRADENTES” – AMAN 1977 – Cadete Jadir Silva Siqueira
Turma “TIRADENTES” – AMAN 1977 – Cadete Jocelino Leite Caldas
Turma “TIRADENTES” – AMAN 1977 – Cadete Luis Edson Gewehr Dutra
Turma “TIRADENTES” – AMAN 1977 – Cadete Miguel Paulo Soto Chouciño
Turma “TIRADENTES” – AMAN 1977 - Cadete Nelson de Faria Proença

* Temos informações de que nessa turma morreram 10 cadetes – TIRADENTES, que disse para a eternidade: “se 10 vidas eu tivesse, 10 vidas eu daria”.


Outros “casos isolados” pelo Brasil:

Turma “Tenente General Carlos Antônio Napion” - AMAN 2005 - 2º tenente do Exército Elias Matias da Silva Júnior, 24, morreu, por volta das 5h de ontem, durante uma marcha que faz parte do treinamento do Curso de Operações na Selva (Coes), na área do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), no Puraquequara, zona rural de Manaus. O 2º tenente é o terceiro militar que morre este ano durante o treinamento do Coes.
1º TEN ELIVALDO GONÇALVES DA COSTA -26 anos
Morte em Treinamento Militar: o desprezo pela vida

Mais um caso de “morte em treinamento” acontece em dependências militares. No dia 6 de março do presente ano, o 1º tenente Elivaldo Gonçalves da Costa, de 26 anos, morreu quando participava de uma instrução ministrada, em Paracambi/RJ, pelo 1º Batalhão de Forças Especiais (BFE), sob o comando do tenente-coronel Nardi.
Cap.Inf.Anderson Márcio Gomes da Silva
Capitão é morto durante exercício de guerra

TÂNIA MONTEIRO, ENVIADA ESPECIAL - Agencia Estado

CRUZEIRO DO SUL, AC - O capitão do Exército Anderson Márcio Gomes da Silva faleceu hoje durante um curso de guerra na selva que estava fazendo no Lago Puraquequara, próximo a Manaus. O oficial estava fazendo instrução de embarque e desembarque de bote quando outros militares perceberam que ele estava emborcado, cinco centímetros abaixo da linha d''água. Os companheiros tentaram reanimá-lo e o levaram para o hospital, mas não conseguiram salvá-lo.

O capitão servia no 52º Batalhão de Infantaria de Selva, em Marabá, no Pará. Foi aberto inquérito policial-militar para investigar as causas da sua morte. O IPM deve durar 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20. As informações foram dadas pelo Comandante Militar da Amazônia, general Augusto Heleno Pereira, que está em viagem pelos pelotões de fronteira, acompanhando o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Não sou contra os militares, mais algo tem de ser feito, as famílias não podem fazer parte de meras estatísticas, chega de lavagem cerebral, a própria mídia utiliza deste método para vender e fazer sensacionalismo. Deus me livre o exercito nas ruas novamente. Já nos preocupamos com traficantes, ladrões e policia despreparada, mais uma instituição não iremos agüentar.
Agora o porque de usar frases de filme, fanfarrão, pede pra sair ou gritos de guerra militares? Será que sabem realmente o significado destas frases? São todas para humilhar as pessoas e mostrar a superioridade militar!!! “Brasil Acima de Tudo, Abaixo de Deus” O AI-5 mostra que não e bem assim que os militares pensam, o “fanfarrão e pede pra sai” utilizados no filme tropa de elite, são para humilhar o aspirante, fazer com que reconheça que ele e um fracassado que não pode ficar entre os melhores!
O modismo e tanto que em comunidades como as dos futuros cadetes da AMAN, chegam a dizer o Cadete Dias morreu por que usou algum tipo de droga. A justiça militar e falha sim, mais infelizmente o cidadão de bem só pode buscar a justiça, fatos ignorados por alguns depoimentos não dizem que a família do Cadete Lapoente teve proposta de matadores de alugueis e não aceitaram, preferiram denunciar o caso as autoridades, ate hoje recebem ameaças de militares, o próprio pai do cadete chegou a ser acusado de traidor por certo grupo, os cadetes que prestaram depoimentos para o andamento do caso foram ameaçados dentro da própria AMAN e a maioria desligados da instituição.
Temos conhecimentos que existe a banda podre e o lado do bem, mais esta na hora dos militares responderem também na justiça civil, no caso Lapoente os médicos não responderam ao CREMERJ por que estão acima do conselho, são militares. Se ate Jesus Cristo respondeu ao julgamento dos homens, por que não os militares? Quem não deve não teme. E por fim quero dizer que não pretendo causar polemica ou aumentar o fogo da discussão, não aprovo a forma de protesto feito na providencia e muito menos os atos dos militares envolvidos no caso. Tenho parentes que são militares e tenho conhecimento que na família do Cadete Lapoente existem outros militares, assim como de outros cadetes falecidos. Mais o meu intuito de escrever neste blog e para mostrar que nem todos estão certos, e muito menos tentar adivinhar a dor desses familiares e considerar esses “assassinatos” como mera estatística, se o grupo de profissionais sabem o que fazem, pq o tenente de Pessoa, agrediu, com chutes, pontapés, e palavrões o cadete Lapoente, pq pegou sua faca fez um corte no braço deste cadete e jogou terra para simular que o mesmo estava em um formigueiro, porque não permitiu o atendimento medico no momento certo? Cada um faz o que entende, por acaso ele e médico? Porque ainda hoje ele continua subindo de cargo e assinando pactos pela paz. E muito contraditório. Respeitem a dor dessas famílias, que oram para não acontecer o mesmo com a família de vocês ou a si próprio.
Segue o último link sobre o andamento do Tenente-Coronel De Pessoa: http://www.apucarana.pr.gov.br/index.php?pag=2&id=2932
Anônimo disse…
É realmente uma pena o que aconteceu com o jovem cadete, mas a morte ainda é inevitavel em alguns casos, sem ela, estariamos empilhados num conglomerado de gente, IMPOSSIVEL!!!

Ainda segue na sociedade a lei tal: "Sobrevive o mais forte" e o ciclo da vida não é o ser humano que deve alterar.Isso é inquestionável. (Pode ser duro mas é a realidade).
Anônimo disse…
Sou militar e conheço muito bem o treinamento físico do Exército. É como o Gen Menandro mencionou no vídeo acima: 'os exercícios são, realmente, fadigantes, esgotam o vigor físico, mas são aplicados de forma muito profissional.' O militar deve conhecer o seu limite. Posso citar-me como exemplo: anualmente faço as mesmas atividades de campo, porém, quando me sinto mal comunico ao superior responsável e medidas são tomadas antes que aconteça algum acidente grave. E garanto mais: todos os militares em período de formação são muito bem alimentados e também não passam cede. Realmente dispomos de poderil tecnológico apurado, entretanto as máquinas não ganham guerra sem destruir a vida de inocentes. Por isso temos a arma de Infantaria, para lutarmos corpo-a-corpo sem matar quem não tem nada a ver. Sr Paulo Roberto Lopes, não dê opinião sobre o que o Sr não entende, você não é militar e não é prudente no assunto. Procure conhecer melhor o Exército e reconheça que acidentes acontecem. Se o cadete Dias veio a falecer é porque "vibrou" muito, esqueceu seu limite, assim como acontece com jogadores de futebol e diversos outros profissionais. Todos sentimos muito pelo acontecido. Que Deus amenize a dor da família.

BRASIL!!!
Anônimo disse…
olá!! sou cadete do 4 ano de infantaria da AMAN e estava na prova asp mega onde o cad mauricio dias passou mal da ultima vez e foi encaminhado pro hospital, por mim msm. ele teve isnsuficiencia renal.
cabe ressaltar que naum havia restrição de agua, o cad era obrigado por nos do 4 ano q fizemos o msm exercicio no ano anterior, a tomar um litro de agua a cada 2h30min, a gnt obrigava naum tinha querer... diversas medidas de segurança foram tomadas e havia medicos e ambulancia em todo crcuito.. o IPM ja foi instaurado e eu inclusive ja fui ouvido. Agora a imprensa e todo mundo falar sem estar la e ver o q realmente aconteceu eh facil, ainda mais q a imprensa revanchista e sensacionalista que so mostra o q da ibope como eh caso do exercito. Agora tudo que foi feito por nos instrutores estava previsto e assinado plo cmt aman. cabe ressaltar que fatalidades ocorrem como jogadores de futebol que apesar de terem um preparo fisico excelente morreram em campo. sei que nada jusitifica a perda de um ser humano ainda mais pra familia, mas sabemos que a profissão militar embora seja encarada por uma grande parcela da populção como brincadeira, trata-se de um profissão séria e de risco. no mais acho q devemso esperar o inquerito se encerrar pra sabermos de fato o que aconteceu, so acho q naum houve culpados pq tudo q foi feito pelo mauricio dias foi feito por outros 175 cadetes do 3 ano de infantaria, o q estamos achando eh q ele poderia estar tomando algo pra se preparar pra essa prova vindo a afetar o funcionamento de seus rins, pois ele tinha um bom preparo fisico e era atleta de orientação e o que aconteceu ninguem entendeu ate agora essa fatalidade. peço que reflitam e sejam um povo mais critico e veja que jornal escreve o q kiser so pra vender mais. obrigado!
Anônimo disse…
continuando...o caso do lapoente em nada tem a ver com o do mauricio dias...são totalmente diferentes, o problema eh esse generalizam o caso como se toda morte dentro da AMAN fosse pelo msm motivo. q nem o idiota do reporter da irevista isto é q diz q outros 4 cadetes morream na MEGA desde 2005. mta mentira pois estou na AMAN desde 2005 e foram outros motivos as mortes colocadas na revista ate acidente de transito houvee e falaram q foi em exercicio... infelizmente papel aceita de tudo e o povo ignorante tb.
Anônimo disse…
É muito bom termos depoimentos como o do caro cadete acima. Ninguém sabe melhor que ele o que houve lá, pois era colega do cadete Dias. Estou me preparando para o concurso de admissão da EsPCEx do ano corrente e espero estar lá, na AMAN, em 2010! Aqui vai um recado-conselho a todos que acessarem este blog: NÃO SE DEIXEM LEVAR POR ESPECULAÇÕES DA MÍDIA! O QUE QUEREMOS É ESTAR PREPARADOS PARA DEFENDR A NOSSA PÁTRIA! ESSE É O NOSSO OBJETIVO! MAS O OBJETIVO DA MÍDIA É OUTRO! ELES QUEREM AUDIÊNCIA, A SUA "PRECIOSA" AUDIÊNCIA.

Meu msn é: eletronicaddress_jr@hotmail.com

Obrigado
Anônimo disse…
Sou Ayesha, prima do cad. Mauricio Dias. Nossa família está muito revoltada com tudo que aconteceu. A colocação infeliz do general Menandro quando fala que a morte de meu primo representa "índices praticamente insignificantes" não tem cabimento. Inclusive, o próprio, ao ligar para minha tia(mãe do Mauricio) há dias, negou ter usado a expressão acima. Não sei como teve coragem de negar tudo isso, mesmo sabendo que os vídeos sobre o caso, e acerca da sua triste colocação estão disponíveis na internet. Apesar de toda essa situação minha tia continua sendo forte e agora estamos com advogados. Não iremos nos contentar somente com o que o exército nos apresentará.
Os culpados serão punidos, sem dúvida.
Anônimo disse…
Ayesha, o que o Gen Menandro disse é que os ÍNDICES são insignificantes. Ele não disse que o FATO foi insignicante, e sim os índices, a quantidade de vezes que aconteceu. Não tem nada a ver! Entendo a sua posição, sei que é péssimo, porém foi um acidente. Repare que com o seu primo haviam mais cento e tantos cadetes e nem todos passaram mal. O que será que houve? Eu sou do Exército e sei que numa academia como a das Agulhas Negras há irrestrito compromisso com a excelência no treinamento dos cadetes. Mas faça o que você acha correto. O resultado virá, favorável à sua família ou não. Boa Sorte.
Paulo Lopes disse…
A afirmação do general Menandro foi, sim, inadequada.

Se ele tivesse um mínimo de sensibilidade e de traquejo para falar com jornalista, deveria limitar-se a lamentar a morte do cadete e dizer que o caso estava sendo apurado. Dizer o de praxe.

Falar em “índices praticamente insignificantes” (e a morte do cadete, segundo o general, faz parte desses índices – entendeu, você aí em cima?), foi de uma insensibilidade atroz, não só para com os parentes do cadete Dias, mas em relação aos familiares de todos aqueles que morreram em treinamento na Aman. Os quais, segundo se comenta, não são tão “insignificantes” assim.

Ayesha relata que o general telefonou para a tia dela, de modo a se explicar melhor e ele acabou se desdizendo.

Não posso garantir o que realmente houve, só tenho a versão da Ayesha, mas, se o que ela diz for verdade, tenha dó, né, o general deveria fazer uma visita à mãe do cadete e encará-la, olho-no-olho, e não telefonar.
Anônimo disse…
Realmente Paulo, inclusive foi isso que minha tia coloca. Ele deveria apenas lamentar a morte. A colocação dele ao se referir ao caso foi infeliz e não há o que contestar sobre isso. Para você aí de cima que disse ser militar, entendemos que Menandro quis dizer que os casos que resultam em morte a partir desse treinamento são poucos, mas daí a usar a palavra INSIGNIFICANTE... E independente do número de casos, o fato é que não deveriam haver mortes. Uma, nem 2, nem 3 ... enfim, só quem perde um familiar como foi nosso caso sabe a dor que estamos sentindo. Por enquanto não estamos acusando ninguém, estamos esperando o resultado do inquérito. Mas a partir do momento que tivermos em mãos o que constataram iremos atrás da confirmação dos fatos. Só queremos saber o que houve com meu primo, pois é inadmissível que um jovem de 18 anos, sem nenhuma patologia prévia, saudável como era tenha morrido assim.
Anônimo disse…
Bom, vamos esperar o fim do inquérito e ver quais providências serão tomadas. Eu só acredito, Ayesha, que ninguém vai ser punido. No máximo, o que deve acontecer é uma reforma no treinamento da Academia. Aguardemos...
Paulo Lopes disse…
Tenho recebido e-mails de pessoas que contestam a Ayesha e tentam justificar a morte do cadete, em defesa do general e da Aman.

Tudo bem. Aqui há liberdade de opinião. Só que essas pessoas se apresentam como anônimas.

Assim não dá, né! É covardia para com a moça.

Quem quiser defender o general e a academia, que tenha a coragem de se identificar. Ainda mais se for da Aman, onde, suponho, se molda o caráter dos oficiais do Exército.

Pois daqui em diante não publicarei mais os e-mails desses 'bravos' e 'corajosos' soldados.
Anônimo disse…
Alguem saberia me fala alguma coisa sobre o termo menticidio ou lavagem cerebral... privação de sono para se obter a submissão
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
22 horas de 15/09/08 srs e sras sou militar da reserva e considero o que o sr Paulo diz, e sua exelência gen Menandro, algo relevante dentro de seus "mundos", porém, é fácil julgar porém é dificel estar na pele de cada um deles e na pele do cadqete ou dos familiares mas quem escolheu seu destino foi o cadete.
Paulo Lopes disse…
Você está enganado, Militar da Reserva. O cadete Dias não escolheu a morte. Ele foi morto. É bem diferente. O seu ponto de vista é desrespeito para com os parentes do jovem.
Anônimo disse…
Paulo Roberto Lopes, virei sua fã...

Escreve de forma perfeita, e idéias excelentes.Infelizmente tem alguns jovens cegamente apaixonados por um exército antiquado e romântico e que, por isso, falam coisas de uma insensatez incrível...
Anônimo disse…
Meu Deus... mas quem é esse militar da reserva que fala um absurdo desses: "quem escolheu seu destino foi o cadete."
Meu primo escolheu morrer??????????
Definitivamente tua falta de informação é imensa. Foi concluído o inquérito e alegaram, a princípio, que foi acidente em serviço. Portanto, não fale um absurdo desses. Além disso, queremos saber se de fato foi isso que ocorreu, e por esse motivo, nossos advogados em pouco tempo terão uma cópia do inquérito e irão analisá-lo página a página. Já sabemos que foram mais de 500 páginas. É impressionante a falta de sensibilidade e a alienação de muitas pessoas. Podia te identificar, né, antes de falar tal absurdo.
Anônimo disse…
Desde a morte do 1º Ten Arthur Felipe de Carvalho Julião, em 28/04/06, em seu local de trabalho 38 BI Vila velha , inesperada para todos nós, inexplicável para sua mãe, algumas interrogações sobre o que aconteceu entre os muros da ¨caserna¨, há 2 anos e seis meses, invadem as nossas mentes.
Entender, ¨pelo menos¨, o que acontecera, naquela manhã, é um direito a que, agora está impedida de partilhar o orgulho e a alegria que invadiram o caração de uma mãe, ao ver seu filho realizar o sonho de pertencer á Academia Militar da Agulhas Negras do Brasil.
É só ligar a televisão, ouvir o rádio, ler uma revista e imagens de corrupção, fraudes, violência, supressão da liberdade - passado que não parece mais tão distante assim - invadem nosso dia-a-dia. Imersos num contexto de insegurança social e de desagregação de valores que preservam a vida humana, paradoxalmente, renasce a certeza da permanência de sentimentos de solidariedade e esperança; emerge a credibilidade de que a justiça, a verdade, a honestidade ainda são os reais valores que devem orientar nossas vidas.

Foi instaurado IPM com a finalidade de apurar o falecimento da vítima de um disparo de arma de fogo (pistola 9mm)no meio de sua testa.
Foi determinado o arquivamento dos autos, concordando com o parecer do MPM ART 397, S/Prejuizo do Art 25 co CPPM. Acolhe a legação de Imcompetência da JMF UT Arts 146 e 398, do CPPM.
Se a JMF não possui competência, pergunto onde devemos buscar essa competência?
Será que o general Menandro vai dizer também que o tenente Arthur Carvalho por estar ciente de algumas ( muitas irregularidades) também buscou a morte?
O que já passou da hora de acontecer no EB é uma reformulação de normas e Comando.
Anônimo disse…
Paulo Roberto Lopes, vc tem medo de morre cara, ta com medo de guerra. pq vc critica a forças amadas, o cara entra na aman se quizer o comandante não convidou ningem pra entra os eles vam com suas proprias pernas,eu vou entra pq eu gosto, se eu morre que não vai ser nada facil pelo menos morri fazendo alguma coisa. inclusive eu sou a favor do regime militar
Anônimo disse…
Caro Paulo Roberto,

gostaria muito de saber o porquê de você ter removido meu comentário...
É... Grande democracia essa que você alega que está lutando.
Paulo Lopes disse…
Removo os comentários os quais considero inadequadoS, principalmente de anônimo. Se o próprio comentarista não assume o que diz, por que eu tenho de publicá-lo?
Anônimo disse…
Meus camaradas "bizonhos", só pode falar quem esteve lá. Meus caros estive lá como cadete no período de 1987 a 1989... sofremos muito nos treinamentos desumanos que tinhamos que passar...no período de adaptação de tantos trotes e estúpidos treinamentos que tivemos, na cerimônia de passagem aos portões naum tinhamos números necessários de "canditados"como eramos chamdos antes de recebermos o Sabre de Caxias, o Espadim, tiveram que chamar mais aprovados no concurso para suprir a necessidade de pessoal... senão naum conseguiriam formar oficiais em 1991.
Na minha época a TVE do RIO gravou uma de nossos cursos de montanha, as imagens eram tão fortes que o Exército naum autorizou as imagem para o público, para vcs terem uma idéai como eraqm os treinamentos que passavamos lá dentro...
Anônimo disse…
Só pode comentar quem já esteve lá...
Nós estivemos lá e esse teinamento onde perdemos nosso companheiro e chamado de FIT ( força, iniciativa e tenacidade) onde passamos por todoas as oficinas ministradas durante o curso básico. Na época passamos por humilhações e trotes indiscritíveis...naum formei ,pedi desligamento no início do terceiro ano, naum mais aguentando as humilhações passadas. Como ex-cadete orientarei meu filho das atrocidades passadas nesta instituiçào que a sociedadde "acha" de uma organização formadora de personalidade de futuros jovens brasileiros...
Não orientaria meu filho a passar o que passei...
Um abraço.
Felipe Costa disse…
Quem entra, sabe muito bem ao que é que está se submetendo, então, eles estão lá para formarem homens da guerra, homens de coragem...

Querem molezinha, mandem os filhos pro balé então!
Jefferson Guerra disse…
Me apresentando, Aspirante Guerra formado na AMAN em 2008.
Primeiramente, eu gostaria de expor meu sentimentos a familia do Cadete Mauricio. Era um excelente militar ao qual eu tive a HONRA de conhecer e de poder tirar um serviço junto com ele.

Caros amigos, os treinamentos na AMAN são extremamente controlados. Digo isso com toda a certeza. Todos os cadetes são avaliados clinicamene antes de qualquer exercício, principalmente os cadetes da Arma da Infantaria.

Realmente, não posso negar que em alguns casos, como no exercício mais dificil do Curso de Infantaria da AMAN, a Prova Aspirante MEGA, a instrução realizada exigi MUITO fisicamente e psicologicamente do cadete.
Faz parte da formação militar do futuro oficial...
Mas sempre com segurança!!!

Digo ainda que todos os cadetes são VOLUNTÁRIOS!!! Ninguem esta la obrigado!!!

Em alguns treinamentos a gente pensa em desistir, devido ao cansaço. A gente precisa antes conhecer nossos limites.
Eu não tenho vergonha de dizer que já fui para a ambulância solicitar apoio médico em exercícios que realizei na AMAN.
Eu percebia que não estava bem e solicitava visita médica. Normal...

O problema acontece quando a gente quer mostrar mais "vontade" do que deveria, e assim vai se desgastando muito mais fisicamente.
Creio que foi isso que aconteceu com o Cadete Mauricio.

Bom...era um excelente militar.
É uma pena o Brasil perder um Oficial de tão alto valor!!!

Fica com Deus Mauricio.

O Exército sempre será a instituição mais respeitada do Brasil!
Não porque realiza ações cívicas-sociais, mais sim pelo valores que carrega!!!

Só passando pela AMAN e pelo Exército para entender o significado de tudo isso.

Acidentes sempre acontecem....em qualquer lugar...
Tudo foi feito para tentar salvar o Cadete MAuricio.
Perguntem para os amigos mais proximos dele, que viveram aquele momento horrivel juntos!!!
Fizeram o que podiam para salva-lo....

Foi uma infelicidade....

Obrigado.
Anônimo disse…
a AMAN 'CONSTROI', pessoas monstros, pois quando elas saem de lá
ja não são mais as mesmas, alem da arrogancia!!!!
infelizmnete
Anônimo disse…
Bem eu ja fiz uma marcha de 24km equipado, é bem puxado, porem sempre tem uma ambulancia q acompanha a tropa. Uma fatalidade, foi isso oque aconteceu, mas como um amigo meu dizia: se você sentir uma dor no coração, fala oque tem pra falar e vai com deus.
Com relação ao treinamento, ele deve existir e sempre evoluir, pode até não aparecer, mas o exercito não é so uma instituição, que so gasta dinheiro, ela faz um grande serviço ao Brasil, como proteger nossas fronteiras. Com relação a tecnologia, é só ver seus equipamentos eletronicos, vocês irão descobrir que eles não foram criados no Brasil. O nosso país só ira evoluir tecnologicamente, quando for investido mais dinheiro em educação do que em empresas que não querem nem pagar seus impostos. Outra coisa que eu quero dizer é que "Em tempos de paz, prepare-se para a guerra".
P.Lobo disse…
Ei, anônimo da 01:26: você e seu amigo estão muito mal informados, porque o coração não dói. Se a defesa do país depender de pessoas despreparadas como vocês, estamos todos f*.
Anônimo disse…
aff, a AMAN sabe o que faz, tem otimos profissionais em todas as áreas.... se vocês acham esse treinamento um absurdo, o que vocês tem a ver com isso???? ´quem entra lá entra porque quer e ainda tem de ter muita coragem e força de vontade, garra e determinação para continuar lá... como kadete eu falo: meus cumprimentos ao camarada que partiu...
então cuidem de suas vidas mediocres e parem de cuidar da vida dos outros... todos nos sabemos dos riscos e mesmo assim NÓS ESCOLHEMOS continuar!!!
"a paz queremos com fervor,
a guerra só nos causa dor..
porém se a pátria amada
for um dia ultrajada,
lutaremos sem temor!!"

BRASIL, acima de tudo.

INFANTARIA!!!!!!!
Anônimo disse…
ricardo da silva pereira; eu falo vc militar também olha seus civis ridiculos voçês ja tiveram numa guerra ou ja ouviram depoimento de quem e voltou, não né eu ja sábia pois nois militares não tememos nada só a Deus. por quê o civil não pode ser comparado com um militar
niguém é convidado para a escola militar nós vamos por que queremos.
Os instrutores pegam pesado por que sabe o que é uma guerra de verdade. Se nois não cosigos resistir um treinamento será que vamos resitir numa guerra. Na guerra não podem haver erros nem siplismente a corvadia. voçês civis deviam olha para se mesmo e deixar de falar dos militares ele morreu mais foi com horra e ele sabe disso pois se não soubesse ele tinha pedido para sair do curso.talvez se ele tivesse morrido num assalto ou até mesmo vítima de bala perdida voçês não teriam dado a minima.(procure saber sobre os herois que voltaram da segunda guerra mundial ai vc tirar se deve ter essa pressão fisica e piscológica
Paulo Lopes disse…
Este tal de Ricardo da Silva Pereira é uma vergonha para as Forças Armadas do Brasil. Entre outras coisas, ele escreve "nois", "voçês", "niguém" e "resitir".

O Exército deveria ensinar para esses rapazes um pouco de português, porque assim o Brasil teria menos analfabetos. O que vale dizer, entre outras coisas, que o país estaria mais bem defendido.

Gente que escreve "nois" só serve para bucha de canhão, e não disso que o Brasil precisa.
Anônimo disse…
Muito triste o fato ocorrido, porém, o mais triste foi ver a quantidade de erros de português, situação que poderia ser revertida com alguma vontade política.
Não dá para repetir todos, mas uma coisa é certa, quem não tiver competência para se expressar adequadamente, tenha a humildade de solicitar ajuda. Não me refiro a abreviaturas, gírias, esquecer um acento eventualmente, etc., mas falando sério, é difícil aceitar a diária constatação da precária educação deste país. Uma pena.
Um detalhe, se "o chapéu serviu", nem comente que fica pior.
Anônimo disse…
Só tem algo que "esqueceram" de comentar que o pobre cadete ( que é da minha cidade é uma otima pessoa ) morreu pois tomava "complementos" alimentares que afetavam o Rim .... remedios + longos exercicios fisicos = MORTE ( infelizmente )
Anônimo disse…
é muito preocupante pra nós mães quando lemos fatos do tipo como esse que aconteceu com esse cadete, meu filho está preparando para o concurso do especex , ele tem 16 anos e só pensa nisso, está estudando de manha e anoite em colegios diferentes para ter uma boa chance de passar no concurso, não é o que eu queria,porem é o sonho da vida dele, sei que ele vai encontrar dificuldades, mas não posso impedir seu sonho, peço a deus por ele e por todos que tem o mesmo sonho, afinal entregamos nossos filhos amados a eles , poderiam ter mais respeito com a vida deles.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rener Junior disse…
Olá Paulo,
vi q vc critica muitu os erru ortograficus
mas aprenda uma coisa, isso não é analfabetismo
isso é uma frase, não existe certo ou errado, no portugues o importante é aver comunicação
sei que você conseguil ler minhas frases principalmente a 1º, e se conseguil não tem o que reclamar, isso além de tudo é um preconseito linguistico.

A AMAN é uma das escolas com o melhor ensino do brasil, e os cadetes não fica sentado o dia inteiro que nem você, que deve ficar escrevendo tudo no word antes de por no blog para que não haja erros, os cadetes estudam e treinão muito e em uma rotina cansativa, queria ver se você conseguiria escrever perfeitamente seu portugues em uma rotina como o da AMAN, eu me chamo Rener e quero ver você falar que eu sou um covarde, pois o unico covarde aqui é você de ficar falando dos militares que trabalham duro e você ai com essa bundona na cadeira se achando o homem mais inteligente.


E PODE APAGAR ESSE COMENTARIO, MOSTRE QUE VOCÊ É TUDO O QUE EU DISSE!
Paulo Lopes disse…
Ah, ah. Esta é boa: o tal de Rener diz não saber português porque a rotina cansativa na AMAN não permite.

E para provar que está certo, escreve, entre outras excrescências, “conseguil”, “aver” e “preconseito”.

Ou seja, pelo que dá a entender, o esforço físico é tanto na academia (academia?, rs, rs), que ele não consegue pensar.

País que tem soldados assim não precisa de inimigos.
Rener Junior disse…
não disse que que a rotina não permiti saber portugues, para entrar no espcex umas das coisas mais importante na prova é a escrita, estou falando que você é um CDF exibido que se acha superior aos outros, você pode escrever melhor que todo mundo da AMAN mas queria ver você correr, atirar, subir e saltar melhor do que todos de lá
Anônimo disse…
Se em época de guerra tecnológica, que exige dos soldados mais qualificação, como saber informática, a AMAN está preocupada em homens que saibam “correr, subir e saltar”, então ela deveria recrutar macacos, que se saem muito bem nesses quesitos.
Rener Junior disse…
se jogam uma granada perto de você o que você faz? corre e corre o maximo que puder, e se você não tem a capacidade de pular muros e barreiras inimigo o que você vai fazer? a tecnologia ajuda mais na hora só homens com condições fisicas e mentais sobrevivem, a tecnologia não ajuda na hora que você deve correr de uma explosão, se não qualquer obeso taria lá dentro, se fosse só pra ficar sentado em uma guerra
tiago disse…
eu axo q essa é uma converssa de gente inteligente e vem um abestado falar besteira...
macaco é o caralho...
homens de verdade é isso q os guerreiros da aman sao! vc nao conhece nd sobre o assunto e sobre o local entao fique na sua imbecil!
Anônimo disse…
Alguém tem informações sobre o que foi resolvido até agora sobre a morte do Maurício Dias? Infelizmente, não tenho como rebater, agora, muitas opiniões em defesa "da AMAN" expressas acima. Limito-me a ressaltar que não há dúvidas de que o cadete morreu em função de sua fadiga extremada - nesse processo, seu corpo chegou ao ponto de consumir suas células do tecido muscular estriado, este consumo gerou uma espécie de escória que o sangue fez acumular em seus rins, o que ocasionou insuficiência renal e a parada cardíaca que ensejou sua morte teve relação com esse processo. Ou seja, morreu em função das condições inerentes à Mega. A hipótese de que o cadete fazia uso de certas substâncias que o debilitaram carece de fundamento e, se assim o fosse, como foi para o exercício sem um exame que atestasse suas boas condições de saúde no tangente a isso? Houve uma inspeção médica, mas porque ela não chegou a essas minúcias que podem ou não determinar a morte de alguém? Novamente, chegamos ao ponto de que houve falhas no planejamento. Destarte, os responsáveis por esse planejamento têm de ser responsabilizados (se a responsabilidade disso recaísse sobre um cadete ou sobre um grupo de cadetes e não sobre oficiais, já teríamos a situação resolvida). No mais, não acredito que os resultados alcançados justifiquem a possibilidade de perda da vida de um cadete. Tiveram sorte de o cadete não ter sido um filho de algum general importante... a história seria outra e cabeças rolariam certamente.
Anônimo disse…
Caros amigos, sou Cabo Artilheiro Anti-Aéreo Paraquedista, poucos oficiais oriundos da AMAM são fisicamente melhores que o pior soldado da minha bateria. Não servem para nada! tem medo do TAF, até as ordens que dão são desprovidas de nexo, seja causal ou temporal.
Digo-lhes com toda a propriedade, seu treinamento ainda é fraco!!!

Clayton Cesar.
Anônimo disse…
om dia, estou lendo todos esses comentários e já estou "apavorada" como mãe , pois meu filho quer ir pra AMAN de qq maneira , nada o assusta..o q eu penso agora?...é bom ou ruim? estou confusa...
Unknown disse…
Sou Cabo Artilheiro Anti-Aéreo e bláblá...
hahaha
Ninguém sabe o que é isso e fica " pagando embuste aí" ,eu digo que grande parte dos oficiais oriundos da AMAN tem sua competência e razão de ter passado 4 anos na academia.
A prova que a Infantaria faz no 3°ano é desgastante mesmo e tem que ser assim,coloquem no youtube e verão que não é fácil,porém tem uma finalidade,desenvolver os atributos da área afetiva primordial para um cadete.
O engraçado é que a mídia cai em cima quando acontece algo,não que não deva ser apurado,mas o bom trabalho prestado pela AMAN como um todo nada valem.
Morganna disse…
Fico muito triste em saber da morte desse rapaz, mas tenho que dizer que 60 horas sem dormir não é algo tão absurdo. Não estou falando que esta certo, só digo que tem uma certa lógica, veja temos nossos soldados brasileiros indo em missão de paz "MINUSTAH" lá no HAITI vocês sabem o que tem? Guerra Civil, é militar saindo sem comboio e sendo morto, tenho amigos militares porque pretendo seguir a carreira, ele ficou encurralado em uma das ruas do HAITI. Simplesmente não paravam de atirar contra eles, e quando tentava sair sempre atiravam de novo, enquanto eles esperavam a ajuda vir, tinha que se manter alertas para não serem pegos.
Agora imagina se todos os blindados do Brasil estão atendendo uma ocorrência, eles teriam que virar a noite esperando, e ai que entra o fato de que se no treinamento eles ficaram acordados, não irão sentir tanta dificuldade em ficar acordados. Meu amigo faz a AMAN, ele cumpre todos os treinamentos, veio para casa resfriado, doido, mas cumpriu, e agora ele está confiante que está preparado, e se preparando a cada dia. Claro que você está certo em relação a guerra eletrônica, mas veja, nunca tudo será eletrônico e digital. Sabe por que? Porque ai você fica vulvenarevel a invasores, então as coisas mais importantes ainda são manuais e humanas. E se houver uma guerra de verdade, guerra é invasão, é você dominar o seu alvo, dominar o seu alvo é inutilizar ele até vencer ele, e para isso é necessário "corpo-a-corpo"
Anônimo disse…
Passei 5 anos no exército e só fiquei esse tempo lá pela grana, pois a maioria só tá por isso mesmo um soldado ganha agora um salario mínimo mas a 6 anos atras eu ganhava 150 reais quando recruta e não pulei de paraquedas não andei de blindado mal atirei com um fuzil, fiquei de guarda guardando o patrimonio milhares de vezes e saí só mais velho e burro.

O garoto morreu por que? por um erro de alguem ou por causa de omissão dele próprio?

Na verdade os dois erraram tanto o corpo de instrução que tenho certeza que não havia médicos por perto e dele porque não conhece seus limites e se tivesse sobrevivido daqui a 30 anos seria general e estaria omisso a esses casos.
Anônimo disse…
Ora, já que exite um exame intelectual de admissão, o intelectual deveria servir para orientar a realização de um exercício físico de modo que o cadete não morra ou fique acidentado e se Deus tivesse colocado o fruto proibido fora do alcance de Adão e Eva, eles não teriam morrido.
Jaspion disse…
Paulo Roberto Lopes, Moisés perguntou para Deus qual o nome dele e Deus disse que Ele era o que era.
Jaspion disse…
Ora, já que existe um exame intelectual de admissão, o intelectual deveria servir para orientar a realização de um exercício físico de modo que o cadete não morra ou fique acidentado e se Deus tivesse colocado o fruto proibido fora do alcance de Adão e Eva, eles não teriam morrido.
Jaspion disse…
O senhor Deus de Israel criou um planeta coletivo, no qual os sujeitos tem que fazer guerras na disputa por territórios e nessas guerras ou nos treinamentos alguns sujeitos ou morrem ou ficam acidentados.
Jesus Cristo e Deus disse…
Bíblia, Mateus 5
41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas
Bíblia, Jeremias 12

5 Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?
Jaspion disse…
Já fui cadete e adquiri duas hérnias inguinais levantando peso numa instrução de primeiro socorros, desisti do curso. Diante da pressão psicológica do falatório, o cadete se sente pressionado a fazer o exercício, se o tenente fala mas não faz pra demonstrar o que fala, a voz do tenente deve ser ignorada.
sol disse…
o bom deste espaço é que ficamos sabendo dos acontecimentos com relação ao exército brasileiro.
Brasillll
Anônimo disse…
Pergunta: Já morreu algum jovem, forte, de 18 anos, sem nehum problema de saude anterior? Podem pesquisar, a resposta é sim. Pode ter ocorrido erro, mas por que quando morre um cadete NECESSESSARIAMENTE houve excesso? Ele pode ter morrido pelo mesmo motivo que de vez em quando morre um jogador de futebol, que vira e mexe, tá fazendo exame de saude.
Quanto aos dados apresentados, sou o Ten BRUM, da turma de 2004 da AMAN, tive a felicidade de conhecer o entao coronel Menandro, quando era comandante do corpo de cadetes, e conheço sua preocupaçao e senso de justica com os jovens militares. Sei disto pois fui punido com uma detençao por ele, pois imitei uma oficial do corpo feminino, e tive que ser ouvido por ele antes da punicao. A maneira como fui orientado, sua eloquencia, calma e a forma como me tratou, mesmo sendo um cadete que havia cometido uma alteraçao, foram exemplares. Sai punido por ele, admirando o homem que me puniu. Por isso tenho certeza que ele pessoalmente se preocupou com a seguranca dos cadetes, que reforca a tese de uma fatalidade. Sirvo com o 2o Ten ALMEIDA, da turma do cadete falecidoem questao, e o mesmo relata os comentarios dos cadetes de infantaria, que participaram do exercicio. TODOS falam em fatalidade, ninguem, nem em segredo fala em excesso. Quanto ao Exercito em geral, meu pai Cel BRUM é da turma de 1978, nunca foi nem viu ninguem ser agredido (alguns dos instrutores dele da SIEsp estavam voltano do ARAGUAIA). As 10 mortes da turma de 1977 foram por motivos externos a AMAN, pois meu sogro Cel ROCHA é da turma de 1977. Tambem nunca viu ninguem ser agredido. Eu também nunca vi. O que vejo, como oficial sao incansaveis recomendacoes que vem desde os generais até a gente que é ABSURDO,PROIBIDO agredir fisicamente um soldado ou qualquer outro militar tanto quanto humilhar com palavras. Isto sao recomendacoes que recebi na EsPCEx, AMAN, 4 Brigada de Cavalaria Mecanizada, 4 Brigada de Infantaria Motorizada. É uma recomendacao do comando do exercito, e isso já vem de muito tempo. Claro que existem uns e outros que exageram, descumprimdo ordens. São punidos, ja fiquei sabendo de um Tenente punido porque fez uma musica sacaneando soldados recrutas. Podia até ser considerado uma brincadeira, pois nenhum soldado reclamou, ainda assim chegou ao comando e ele foi punido. Enfim, excessos acontecem, mas nao sao regra sao excessoes raras, tao raras que quando parecem ter acontecido, viram noticia. Senhores, o exercito é puxado, mas digo comconhecimento de causa, qualquer um com saude rezoavel aguenta. E deixo uma pergunta a aqueles que ficam alardeando sobre maldades do exercito: Não pode ter sido uma infeliz fatalidade?
Pedro Lobo disse…
Tá bom, Brum, mesmo que tenha sido uma "infeliz fatalidade", a conclusão Inquérito Policial Militar de que a morte foi por "causa desconhecida" ofende a inteligência até de quem tem baixo QI.
Anônimo disse…
Brum,

ninguém aqui discute o senso de justiça ou faz um juízo moral do General Menandro. Quem o conhece, sabe de sua postura correta como pessoa. No entanto, houve um erro estrutural no planejamento que acarretou a morte do cadete como dá a entender o comentário anônimo de 10/04/10 23:44. Tu és militar e sabes que, em última instância, as responsabilidades por fracassos na operação recaem sobre o comandante - a não ser que este tenha tomado todas as medidas possíveis e um imponderável tenha se sobreposto a suas precauções. É certo que o comandante do Corpo de Cadetes (CC) e da AMAN se empenharam para que não houvesse acidentes, mas, por mais que se empenhe, falhas têm de ser apuradas e os envolvidos responsabilizados. Tanto que está previsto punição para tiro ACIDENTAL em qualquer atividade na AMAN - sabes bem que isso está lá nas NAAPD. É um contra-senso que o tiro acidental seja punido e uma morte acidental não o seja. Ademais, o Regulamento Disciplinar do Exército existe porque, a despeito das recomendações, infrações são cometidas.

Abraços,
Anônimo disse…
Tiro Acidental é punido pois necessariamente é resultado de um erro do militar que atirou, mesmo sem querer. Não discordo que sejam apuradas as causas. Não discordo que se puna alguem que tenha errado, no mínimo detalhe que seja, mas que tenha causado a morte de alguem. Eu discordo da postura de achar que se é desleixado no tocante à segurança no Exército e que não se dá valor a vida dos subordinados e que ocorrem MUITOS acidentes no Exército. Isso é mentira. E se a morte foi causada por uma fatalidade, alguém tem que ser punido? Não vejo por que. BRUM
J. Cavalcanti disse…
Amigo, eu, com meu parco conhecimento militar forjado pelo CPOR (escola terrível, saimos piores que os recrutas) e anos seguintes como oficial temporário, e meu tempo como policial federal (que não é uma instituição militar, mas se assemelha na ANP e, pelo que dizem colegas, é MUITO presente o sentimento militar no curso do COT (comando de operações táticas), onde 60h sem dormir é pouco, eu opino da seguinte forma: Tanto na atividade militar quanto na policial, exitem situações em que é preciso passar dois, tres dias acordado, seja em missões de vigilância ou de combate, sendo na última opção depois de horas correndo com um fuzil na mão e uma mochila de no mínimo 20kg nas costas. Não podem haver fracos para comandar uma tropa, só os melhores e mais dedicados podem concluir o curso. Quando cursei o CIGS (curso de instrução de guerra na selva, reconhecido mundialmente como o que melhor prepara o combatente na selva no planeta, o qual muitos não brasileiros de paises amigos tentaram, mas nunca conseguiram chegar a fase final), curso que não completei, admito, percebi que, em certas circunstâncias, a tecnologia não é nem 15% da coisa. Temos um dos melhores materiais humanos do mundo em nossas FFAA, justamente por causa dos cursos ralados (puxados). Na selva, por exemplo, o que conta é o homem. Não existe avião que detecte calor embaixo das árvores, não ha visor noturno que detecte o combatente bem camuflado, não há carro de combate moderno que adentre a mata cerrada. Lá, é o combatente e seu fuzil. Mosquitos (muitos), dias sem dormir, pressão psicológica, saudade da família e fogo inimigo a todo instante. Você sabe que em seu proximo passo pode pisar numa mina, no proximo metro pode haver um combatente inimigo atrás de uma árvore, preparado em emboscada. O oficial tem que suportar tudo isso e ainda controlar os anseios de seus homens, deve ser forte psicológica e fisicamente, deve ter "a sobriedade para persistir, a paciência para emboscar, a perseverança para sobreviver, a astúcia para dissimular e a fé para resistir e vencer", como diz a oração do guerreiro de selva. O treinamento pesado se faz necessário, e é o diferencial do soldado brasileiro. Se este fosse aliado a tecnologia que o governo insiste em negar (não faltam progetos de primeira categoria no IME, mas falta verba) e a salários melhores para praças que estimulariam ainda mais os guerreiros, além do reconhecimento que vem sido negado ao militar, ao meu ver por rancor da parte dos perseguidos durante a ditadura, Teriamos, sem dúvidas, uma das melhores forças do mundo, e talvez a melhor força terrestre.
J. Cavalcanti disse…
Não estou dentro da escola para julgar o que ocorreu. Se houve falha da academia, foi a falta de médicos presentes. Mas o provavel é que a falha tenha sido do aluno. A diferença da vida militar é essa: se você falha em um escritório, paga com o emprego. Se falha em campo, paga com a vida. Ele sabia disso ao ingressar.

PS: Quero acreditar que seu texto é fruto de ingenuidade, não de má fé ou procura por "ibope".
Anônimo disse…
alguns acidentes aconteces isso é normal , mas os acidentes servem p/ que os outros cadetes posam se previnir
Anônimo disse…
Brum,

o Exército conta tanto com oficiais exemplares no tocante ao zelo com seus comandados, quanto com oficiais desleixados e indiferentes ante seus subordinados. Sou tanto contra demonizações, quanto beatificações sem fundamento. No caso em questão, não foi uma mera fatalidade, pois fatores constituintes do exercício estiveram diretamente envolvidos na morte do Maurício Dias. A morte foi causada pela fadiga. E já não é a primeira vez que um cadete tem insuficiência renal na prova Aspirante Mega. Não por menos, naquele ano foram tomadas medidas preventivas como horários obrigatórios para tomar água. No entanto, essas medidas não foram suficientes para evitar esse mal maior. O comando errou no planejamento; o que não quer dizer, evidentemente, que tenha tido a intenção ou sido desleixado - falhou em tomar precauções para um cenário possível e previsível. Deve, pois, ser responsabilizado por isso.

Abraços,
Anônimo disse…
Em tempo:
"O comando errou no planejamento; o que não quer dizer, evidentemente, que tenha tido a intenção ou sido DELIBERADAMENTE desleixado - falhou em tomar precauções para um cenário possível e previsível."
Anônimo disse…
J. Cavalcanti,

tu estás muito enganado e demonstras, de fato, estar "de fora" e não ter a mínima noção do que aconteceu. Em verdade, quem demonstra ingenuidade aqui és tu. Ademais, deverias ter-te abstido do comentário que é injusto e ofensivo para a família da vítima. Também convém alertá-lo que existiam médicos no local e que estes tomaram as medidas cabíveis. Não foram os médicos que submeteram o cadete àquele esforço e pouco puderam fazer quando se apresentou o problema que levou o Maurício Dias à morte. Certas coisas, se não prevenidas, são irremediáveis.
Anônimo disse…
Mega 2006...
http://www.youtube.com/watch?v=a-_VWNDqYgI&feature=related
Anônimo disse…
Caro sr. Anônimo: Conheço a dificuldade e os transtornos enfrentados pelos aspirantes na AMAN. Evidentemente o senhor não me conhece e nem conhece minha relação com as instituições militares de ensino, e tampouco demonstra ter conhecimento do que é cursar algo semelhante. Você diz que fui ofensivo e injusto em relação à família do falecido cadete (não vou chamar de vítima, pois somente quando se configura agressão injusta e involuntária contra alguem existe vítima). Em que momento fui ofensivo? Ao afirmar que ele errou? Não se pode dizer que o falecido errou somente pelo fato do óbito? Pois mantenho minha opinião e jamais vou me abster de expressa-la enquanto assim for permetido no Brasil (o que imagino que esteja com os dias contados). Não que eu seja dono da verdade, longe disso. Tenho plena noção (noção essa que lhe falta, pelo que vejo) dos limites de meu conhecimento. O cadete provavelmente errou. Não quero com isso ofender a memória do falecido ou desrespeitar seus familiares e amigos. Não lhe foi imposto que continuasse cursando a AMAN. Ele poderia, simplesmente, ter saido da academia. Se o jovem não sabia de suas deficiências físicas, é uma pena. Se sabia e, assim mesmo, se aventurou à cumprir o exercício, era um homem corajoso, porem tolo. Para finalizar gostaria que os senhores que criticam vissem, mesmo que pelo youtube, como não aparentam ja ter entrado em um quartel na vida, quase todos tendo fugido de seu dever como brasileiro de cumprir o serviço militar, o treinamento de oficiais das forças armadas de países mais "avançados no tempo" do que o nosso. Procure informações sobre o treinamento físico nas academias que formam os fuzileiros navais americanos ou mesmo em West Point.

Compreensivamente,
J. Cavalcanti.
Estudante disse…
Pra quê correr 1.800 metros em 12 minutos, já que a velocidade de uma bala é maior?
Estudande disse…
Pra quê correr 1.800 metros em 12 minutos, já que a velocidade de uma bala é maior?

Esta corrida só dá certo, numa direção perpendicular à trajetória da bala e numa distância maior que o alcance do tiro.
Anônimo disse…
Selva!!!
Estudante disse…
Quem mora na selva é onça. Onça não sabe história, não sabe matemática, física, química e etc.
Estudante disse…
Já que o treinamento é para a guerra, pode-se viver ou morrer. Algum dia, quem tá vivo morre. Se não morrer não guerra, morre de velhice, pois o Senhor Deus disse, que do pó viemos e ao pó voltaremos.
Anônimo disse…
Caro J. Cavalcanti,

é contraditório tu afirmares, num primeiro momento, que tens "parco conhecimento militar forjado pelo CPOR [e pelos] anos seguintes como oficial temporário" e, já num segundo, dizer que conheces "a dificuldade e os transtornos enfrentados pelos aspirantes na AMAN". Conheces como se não foste oficial de AMAN? Ouvir dizer não é saber.

Respondendo a tua pergunta: foste ofensivo ao afirmar algo sem ter embasamento para tal. Foi leviana tua atitude de querer jogar nas costas do rapaz a culpa por sua morte. Amparado em quê? Aliás, a evidência aponta, justamente, para o esgotamento físico decorrente das condições do treinamento. O que fizeste é uma ofensa à memória do cadete morto e ao sofrimento de sua família, já que tu apenas supões algo e desvia a discussão dos fatores determinantes para a morte de Maurício Dias. Tu empurras a responsabilidade para o jovem vitimado pela morte sem dar razões para que se aceite isso. E como deves saber, temos liberdade de expressão. Mas o que é expresso sem fundamento, soa como injúria num caso dessa gravidade. E a injúria é passível de sanção em nosso ordenamento jurídico.

Quanto ao absurdo de teu comentário sobre as limitações físicas do falecido, eu deixarei passar. Apenas queria ver se num caso de morte na tua família, tu pensarias que sabias dos problemas de saúde, segurança, etc. do país e aguentarias firme e resignado, sem recorrer a instância alguma. Felizmente, o direito vai em outra via.


Até mais.
Telespectador disse…
Tá faltando é pegar um daqueles alunos rebeldes que agride professor, pra enfrentar o tenente.
Estudante disse…
Quem for protegido por Deus, não precisa de treinamento. O treinamento é o resultado do homem querer se salvar, não confiando em Deus.Por mais que homem treine, nunca alcançará 100% de segurança.
Anônimo disse…
Que discussão inútil! Há comentários de oficiais eaté do companheiro de turma do rapaz, bem como de um dos instrutores. É ingenuidade nossa achar que alguns jornalistas publicam artigos ingênuos. A maldade e a perversidade, bem como o intuito da difamação de instituições honradas são características inerentes a tais. Já que o jornalista sabe tanto de português, deveria saber que na língua não existe certo ou errado, quer provas? Estude! O que há é uma norma, chamada "Norma culta", que serve como um padrão. Lamento profundamente pelo acidente com o Cadete. Não posso afirmar o que ocorreu, nem mesmo defender a equipe de instrução, pois não estava lá(Os jornalistam deveriam aprender isso!), não obstante uma coisa posso afirmar: Caso o cadete sinta o desejo, ele pode pedir desligamento em qualquer etapa do curso, até mesmo em campos. Sei por que conheço tantos que saíram e tantos que são cadetes. É ridícula a postura de alguns em falar em guerra tecnológica em um país no qual as Forças Armadas mal recebem verbas para comer! Enquanto há problemas mais sérios a serem discutidos(não que a vida do rapaz não tenha valor, por favor queiram me entender), ficam uns tolos que ao menos sabem o que é estar dentro de uma farda publicando as suas mediocredades com puro e único intuito de difamar as FA. Creio que em um país onde reina a corrupção, seria mais lógico debater soluções para esse grande problema que nos afeta, juntamente com segurança e saúde pública, entre outros temas que estão em voga em nossa sociedade, ao invés de levantar questões nas quais o perjúrio e a inverdade delineiam a discussão a fim de causar danos à moral da instituição. Querida Ayesha, espero que em minha declaração não a ofenda, nem aos queridos parentes. Não é esta a minha intensão. O que quero apenas dizer é que se não ouve culpados, se foi um acidente(Não estou falando que foi, estou falando que SE foi...), por quê punir alguém? Acidentes acontecem em diversos lugares e de diversas formas. Como citado pelos companheiros, jogadores já morreram em campo, há pessoas que morrem em casa de um minuto para o outro. Seria justo nesses casos punir alguém? Da mesma forma, SE foi um acidente por quê culpar e punir alguém? É como "culpar o marido por que a mulher morreu de infarto fulminante enquanto assistia televisão". Concluindo, espero que o Sr. Paulo Roberto Lopes passe, de agora em diante, a cuidar devidamente dos assuntos que publica e pare de incitar as pessoas contra as Forças Armadas. Até mesmo por que, ficou evidente que ele nada sabe sobre ela. O bom jornalista é aquele que informa bem SEM OPINAR. Se alguém estivesse precisando de um opinador, procuraria um! Então, atenha-se ao seu trabalho! Tuas opiniões são tuas! Faça direito o teu trabalho, que é o de informar, quanto às opiniões, deixa que os espectadores as formulem por si mesmos, sem influência externa! Enfim, SEJA PROFISSIONAL E FAÇA SÓ O QUE LHE É PERTINENTE! E antes que me chame de covarde, meu nome é Josué! Abraço a todos, principalmente aos familiares do Cadete e aos militares de todo o Brasil!
Ex-cadete 1991 disse…
Uma vez que existe o soldo, alimentação, alojamento, e etc, fica difícil pro cadete pedir pra sair do curso, aí o cadete se submete, aceita fazer os exercícios exaustivos.
Ex-cadete 1991 disse…
Em de vez de pedir pra sair do curso, melhor seria pedir pra sair de determinado exercício físico que o cadete não aguenta e usando um pensamento de engenheiro procurar usar máquinas, pois pra isso é que serve o intelecto de quem estudou e foi aprovado num exame intelectual de admissão.
Anônimo disse…
vcs nao sabem de nada do que se passa na aman!!!
e ficam falando merda e sem saber...a aman forma os melhores cadetes do mundo..e concerteza esse tipo de treinamente eh necessario!!!quanto a tecnologia e tal os cadetes tem contato com elas no entanto cabe ressaltar que o exercito nao possui os mesmo s recursos que o exercito dos eua por exemplo...essa atividade eh de vital importancia para se exercer a liderança..conhecer os seus proprios limites...um oficial que comanda homens precisa e de muitos exercicios desse tipo!!!
Ex-cadete 1991 disse…
No treinamento, o tenente tenta simular uma realidade de guerra, quem seria o inimigo imaginário? Seria o tenente o inimigo imaginário ou o inimigo real?
Anônimo disse…
mais um cadete morot em 2011, quantos mais vao morrer para se tomar uma providencia, é abuso de autoridade, os capitoes e tenentes se acham donos da aman, para que levar os cadetes uma semana para fazer exercicios no mato e depois expor os mesmos para andar 8 (oito) horas com mochilas pesadissímas nas costas e fuxil, corridas sub humanas, exercício ultrapassados, tá na hora de trocar os ultrapassados da aman
Anônimo disse…
Sou mae de aluno AMAN, estou demasiadamente tensa em saber que jovens com tanto amor a pátria como o meu filho, passam por sacrificios que os levam a morte, será negligência? egos mau resolvidos? não sei o que pensar... so peço a DEUS que ilumine-os e me dê forças para suportar a escolha do meu amado filho.
Anônimo disse…
Será que os filhos dos oficiais que treinam os cadetes querem passar pelo que os alunos da AMAN hoje (nossos filhos)passam? Srs responsáveis pelos treinamentos excessivos dessa garotada, coloquem amor nos seus corações e pensem sempre em DEUS............ apelo de uma mae desesperada em ter seu unico filho nesse estabelecimento tao sigiloso.
Anônimo disse…
Para um cadete entrar na Aman, ele tem que estar ciente de tudo que passará la dentro!
Ex-cadete 1991 disse…
O tenente na função de treinamento, fica criando situações difíceis para ver quem resolve. Quem resolve? O Arnold Scharznegger? O Silvester Stallone? O Jean Cleaude Van Damme? O Jackie Chan? O Jet Li? O Didi Mocó?
Anônimo disse…
jesus... como mãe pesso que proteja esses meninos que lutam na busca da realização de um sonho,e não da morte,todos voçês que deram sua opinião a favor da amam é porque buscam a realização de um sonho acho certo vestirem a camisa ,mas nada justifica esses treinamento brutal que chegam a levar a morte .
esses meninos estão num treinamento e não numa guerra por isso a morte é inadimissivèl.
sr. responsaveis cuidem desses meninos como se fossem seus,para que não tenham suas vidas e seus sonhos interrompidos.coloquem se no lugar dessa mãe que viu seu filho perder a vida em busca de um sonho,e voces sabem que isso poderia ter sido evitado
perder a vida na guerra contra inimigos é uma coisa, ogora perder a vida assim buscando realizar um sonho, será que as pessoas responsaveis pela morte desse menino tem filhos? sabem qual é o sofrimento de uma mãe que perde um filho?sera que esta conseguindo colocar a cabeça no travesseiro e dormir?que Deus os deem sabedoria para conduzir melhor esses treinamento para que mais mortes não aconteçam.
e para os que postaram seus comentarios e estão seguindo carreira no exercito tenho certeza que desejam se formar,e sair vivo para continoar a carreira.espero que a turma desse menino que morreu tenham uma cabeça aberta e mudem esse pensamento de treinar ao limite do corpo e quando se formarem possam fazer diferente, pois, com tanto recurso tecnologicos na era que estamos o exercito deveria investir mais no treinamento da mente e não em treinamentos que chegam a levar a morte.
Que Deus ilumine todos os responsaveis pelos treinamento do exercito e que toque seus corações para que conduzam a vida desses meninos,como se fossem seus filhos e sempre pensem e não façam com nimguem o que não desejariam que fizessem a seus filhos.
Anônimo disse…
Ao anônimo que disse ser esta discussão inútil,

peço que sustente seus argumentos racionalmente e não venha desqualificar o jornalista que edita este blog. Ademais, é um absurdo dizer que aqui se quis difamar as Forças Armadas de nosso país. Longe disso: o que se quer apenas é que a situação seja de fato esclarecida e seus responsáveis recebam o que lhes compete nesses casos. Jamais vi alguém deixar de ser punido por ter cometido um acidente. Os cadetes são punidos por acidentes que ocasionam; por que seus superiores também não o deveriam ser? Principalmente, quando esse "acidente" resulta em morte. Por fim, o corporativismo em casos graves como este mancham nosso EB. Os bons militares não merecem ser colocados no mesmo saco daqueles que se escondem atrás de sua farda ou de suas estrelas para não arcarem com suas responsabilidades; tampouco a instituição merece esses membros. O problema não é o Exército Brasileiro, mas estes que se protegem a despeito de qualquer consideração moral e de certos mecanismos institucionais que tornam tais coisas possíveis.
Anônimo disse…
À mãe do Maurício Dias,

sei que não é o suficiente para tranquilizar a senhora, mas saiba que estou atento ao caso de seu filho. E ainda que não tenha muito o que fazer agora, um dia ainda contribuirei para que nossas instituições não deixem de responsabilizar os envolvidos em casos como este. Todavia, isso não quer dizer que também não me preocupe com o caso de seu filho: assim como tantos, também quero justiça. Não chegamos a nos conhecermos lá, mas tínhamos muitos amigos em comum e me lembro muito bem do dia em que nos chegou aquela terrível notícia. Também me lembro de como os jornalistas correram para a AMAN e de como logo toda aquela movimentação foi impedida e as notícias foram silenciadas. Não podemos deixar isso como está. E hoje contamos com um importante instrumento:

http://www.observadorpolitico.org.br/

Peço à senhora que faça um perfil nesse site e publique um texto contando o caso de seu filho. Assim, poderemos mobilizar muitas pessoas e ter mais perspectivas de justiça. E aí não haverá meios de se abafar: o site é ligado ao Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC)e é uma iniciativa do próprio FHC. A senhora deve fazer uso das mídias sociais. É o melhor a se fazer e que pode dar resultado.

Abraços,
um grande beijo.
Estudante Bíblico disse…
Se Deus tivesse colocado o fruto proibido fora do alcance da Adão e Eva, eles não teriam comido o fruto e perdido a vida eterna, não haveriam guerras e nem treinamentos para guerras.
Anônimo disse…
Se o senhor fosse menos burro e contra forças armadas, perceberia que os cadetes que morrem, chegam a tal situação por não pedirem para parar.. Eles creem ser super-homens e que a fadiga extrema e o limite são a mesma coisa.. Diga-se de passagem, que o cadete morreu de rabdomiólise, pois fazia uso constante de creatina. O combate corpo a corpo sempre fará parte de qualquer guerra.. Observe o Afeganistão e os "poderosos" americanos.. O corpo a corpo é parte integrante de qualquer combate desde que o mundo é mundo.. Quem vos fala não é um adulto, mas sim um jovem que esteve com o Gama em seus ultimos momentos.. Não fomos agredidos nem nada do gênero.. Ele morreu por não saber parar e pela irresponsabilidade de usar de "tecnologia" biologica para alterar seu corpo (creatina)
Anônimo disse…
Cara você deveria saber um pouco mais do exército brasileiro antes de postar coisas como essa. Não basta querer ser da Aman, tem que aguentar! Esta é uma instituição respitadíssima, e este morreu em nome da pátria, coisa que qualquer um que está la dentro aceita. Cale a sua boca seu nerdizinho, e ficar em frente ao pc nao muda nada, lembre-se disso!
Anônimo disse…
Ao cidadão que disse que um oficial da AMAN não gostaria que seu filho "sofresse" as dificuldades da escola: saiba que meu pai, por 4 anos instrutor da Academia, até ser mandado à Paris como assistente do adido militar, foi o principal incentivador do meu ingresso nas Forças Armadas, e ficou devastado quando decdi seguir outra profissão.
Ex-cadete 1991 disse…
Certa vez perguntei ao tenente onde ficava a sala do dentista e ele disse pra eu me virar. Esta é instrução do tenente: "te vira"
Anônimo disse…
Mais um anônimo com a mania de qualificar qualquer cobrança da sociedade sobre as atividades que ocorrem na AMAN como "burrice" e como "contrariedade às Forças Armadas". No entanto, esse é outro que esquece de mostrar sua inteligência, honrando aquele "lema" (jocoso) da infantaria: "bem burro e bem forte". [Fique claro que não sou contra a "infa" e tenho excelentes amigos infantes.] Em meio a tantas palavras desnecessárias, o sujeito trouxe algo que pode ser questionado. Disse ele que (a) como o cadete tomava creatina, então teve rabdomiólise e (b) como foi irresponsável ao não respeitar seu limite, então passou mal e morreu.

Quanto à (a), como ele afirma algo assim de maneira tão decisiva? Tem o laudo médico embasando essa afirmação? Como sabe que a creatina foi o principal fator a determinar a morte do Maurício Dias? Supondo-se que o cadete fazia uso dessa substância, é de se esperar que ele a guardasse em seu armário. Todavia, o regulamento disciplinar a que estão submetidos os cadetes proíbe o uso dessas substâncias e prevê a realização de revistas de armário pelos comandantes desses cadetes. Sabendo-se do risco de a conjugação de exercícios militares pesados e do uso de creatina poder levar alguém à morte, foi feita a tal revista de armário para verificar se os cadetes a estocavam e descobrir se faziam uso dela? Foi encaminhado ao Hospital Escolar (HE) a solicitação de algum exame que pudesse verificar a presença de substâncias comprometedoras no organismo daqueles jovens? Diante disso, fica difícil salvar a cadeia de comando...

Quanto à (b), ela é risível. Duvido que o Maurício Dias, de caso pensado, prepararia sua morte. E mesmo que o fizesse, a AMAN não é a "casa da mãe Joana" e conta com responsáveis pelo monitoramento de seus exercícios e pela segurança das pessoas neles envolvidos. No entanto, nessas horas, muita gente esquece disso e se põe a maquiar as coias. Parece que só são corajosos com seus subordinados, esquivando-se daqueles que não estão sujeitos a qualquer regulamento e os podem mandar longe. Isso é ser provalecido. Ademais, é muito fácil acusar de irresponsável quem não está mais aqui para se defender. Infelizmente, os excelentes militares têm de se ver juntos dessas laranjas podres que não assumem seus erros e que acobertam os erros dos seus colegas. Pelo que vi até aqui, ninguém questiona os primeiros, nem se deixa iludir pelos segundos. O problema não é com os militares; é com os culpados.

Abraços a todos,
Ex-cadete 1991 disse…
Quando fui aluno da Espcex, no término da corrida, eu me deitava no chão de tão cansado, mas ouvia o tenente gritando para não parar e continuar saltitando. De manhã, estava com tanto frio e enrolei o cachecol até o nariz e o tenente disse para eu deixar de frescura, ou seja, o preparo que a Escola Preparatória oferece é para aguentar o sofrimento e quem não aguenta o sofrimento ou pede pra sair ou morre.
Anônimo disse…
Ex-cadete 1991,

às vezes, sou tentado a seguir o teu conselho e dizer "ou apresenta um argumento relevante, ou nem põe a cara à tapa ou morre". Aparentemente, teríamos muitos idiotas calados ou mortos e menos ignorantes falando asneiras. Todavia, esse não é um bom princípio para se construir um espaço de debate qualificado... Ademais, que eu saiba, nosso ordenamento jurídico não permite que nós firmemos um contrato com outra pessoa ou com um grupo delas para que esta ou este nos matem. Quem concorre para a morte de alguém deve ser punido de acordo com seu grau de responsabilidade nisso; ou absolvido justificada e extraordinariamente. Por fim, teu exemplo é ridículo. Como comparar situações "felpudas" da Prep com um campo da Infantaria da Aman? Te orienta e tem mais respeito pela vida dos outros!
Ex-cadete 1991 disse…
Como comparar situações "felpudas" da Prep com um campo da Infantaria da Aman?

Na Prep, o aluno é treinado para não reclamar da situação e ficar aguentando, mantendo esse perfil de não reclamar e ficar aguentando, na AMAN, o cadete pode sofrer um acidente ou morrer. Quem for rebelde reclama e não fica aguentando.
Ex-cadete 1991 disse…
E eu não dei conselho de nada, eu fiz uma análise de como o tenente trata o aluno, para concluir que o treinamento está errado.Se o aluno não reagir o aluno pode morrer ou ficar acidentado por excesso de obediência.
Ex-cadete 1991 disse…
Se o tenente viesse me empurrar para me forçar a correr 10 km, eu teria que ser bom de luta para empurrar o tenente de volta, mas é assim que soldado tem que ser:bom de luta.
Ex-cadete 1991 disse…
Se aluno ficar pensando que a Prep é felpuda, então o aluno não reclama de nada e obedece as ordens, fazendo o mesmo quando chegar na AMAN, até o dia em que a sorte acabar e acontecer um acidente.
Ex-cadete 1991 disse…
E observe que o Ex-Presidente Lula e a Presidente Dilma reclamaram tanto que se tornaram comandantes Supremos das Forças Armadas.
Anônimo disse…
Ex-cadete 1991,

não leves a mal minhas palavras, mas teus comentários não têm sentido. Todavia, a maneira como o Exército acha por bem formar seus militares não está aqui em questão. O foco da discussão está na morte do Maurício Dias, seja quanto aos fatores que o levaram à morte, seja quanto à responsabilidade e à responsabilização da sua cadeia de comando.

Até mais.
Ex-cadete 1991 disse…
Como não tem sentido? Se o aluno pergunta alguma coisa para o tenente e o tenente não responde, então o aluno fica mal orientado, se o aluno não aguenta fazer o exercício, a instrução que recebe é para ir embora, pedir pra sair do curso. Quem não pede pra sair do curso, fica lá aguentando, confiando na sorte.
Ex-cadete 1991 disse…
Se o aluno só deve falar se o tenente perguntar alguma coisa, o mesmo deveria valer para o tenente,o tenente só deveria falar se o aluno perguntasse alguma coisa. Por exemplo: Por que ser oficial do Exército?
Ex-cadete 1991 disse…
Por que correr 1.800 metros em 12 minutos? Por que correr 100 metros em 15 segundos? Por que usar pistola ou por que usar fuzil? Por que carregar 100 kg? Como escapar de ter que carregar 100 kg?
Ex-cadete 1991 disse…
Por que caminhar 24 km e ficar 60 horas sem dormir? Como fazer isso sem morrer ou ficar doente?
Ex-cadete 1991 disse…
Não tem sentido? E dizer que o aluno não aguentou por que é fraco tem sentido? E depois de andar 24 km e ficar 60 horas sem dormir vão andar 50 km e ficar 100 horas sem dormir? E quem morrer é fraco?
Ex-cadete 1991 disse…
Quem tá num treinamento, tem que ficar imaginando situações que possam ocorrer e o que fazer diante dessas situações para escapar numa boa. Isso tem sentido ou não tem sentido? Se não tem, então o que é que tem?
Ex-cadete 1991 disse…
Se um um bandido apontar uma arma pra você e ficar mandando sentado 1, 2 de pé 1,2, 20 vezes o que você vai fazer?
Ex-cadete 1991 disse…
Com o tempo o corpo vai ficando fraco e velho, veja o exemplo do Arnold Scharzenegger, por isso não adianta ficar treinando o físico achando que vai se tornar o super-homem. E se acontecesse a 3º guerra mundial com bombas atômicas, não há treinamento físico que prepare para essa situação.
Ex-cadete 1991 disse…
Por que correr 100 metros em 15 segundos? Por que correr 1800 metros em 12 minutos?
Ex-cadete 1991 disse…
No ano de 1991, pedi pra sair do curso, após eu, com 68 kg, ter carregado um companheiro de 90 kg, numa instrução de primeiros socorros, fazendo o transporte da mochila, o que gerou em mim duas hérnias inguinais. O tenente não atentou para esses detalhes de peso, pra ele tudo tem que ser correndo e para ele não existe mas, parece até que o tenente é o inimigo.
Ex-cadete disse…
A guerra só te causa dor e você quer ir pra lá?
Ex-cadete disse…
Ou alguém tentou cumprir ordens absurdas, tentou usar a garra de leão sem ser um leão.
Ex-cadete disse…
As instalações prediais podem ser bonitas, mas o problema é a atividade física, principalmente no acampamento.
Ex-cadete disse…
Para o tenente desobedecer a ordem do superior, é porque ele tá achando que o superior é inimigo. Durante os treinamentos, o superior se fez parecer inimigo.
Ex-cadete disse…
Numa cena do filme Stalone Cobra, o Stalone ficou a um dia inteiro sem dormir, pois estava na vigilância contra os bandidos. Ele só voltou a dormir depois que derrotou os bandidos.
Anônimo disse…
Só digo uma coisa : o que a mente manda o corpo faz. Então os que estão criticando as atividades físicas que acontecem nas Forças Armadas são pessoas de mentes fracas. E a respeito da fatalidade que aconteceu com o cadete foi questão de irresponsabilidade por dos oficiais responsáveis e por essa razão merecem punições, visto que nenhuma instituição é perfeita e erros acontecem. BRASIL ACIMA DE TUDO, ABAIXO SÓ DE DEUS.
Anônimo disse…
Oi lenda!
Eu fui formado na AMAN, e posso dizer com certeza que se for feita uma enquete com os cadetes a visao deles e' muito diferente da sua.
Tenho certeza que, dentre os quase dois mil cadetes, encontrara quem concorde contigo, no entanto esse indice sera infimo.
Por fim, gostaria de dizer que mesmo numa faculdade para o curso funcionar tem que ter profissinais especializados no corpo docente. Essa e a mesma funcao dos Forcas Especiais, Comandos, etc, na formacao dos cadetes. Ademais tenho conviccao que os instrutores, tendo sido cadetes, tem imenso apreco pelo companheiro que esta em formacao e que uma fatalidade como essa é tambem motivo de grande pesar para equipe de instrucao.
Anônimo disse…
Eu fiz o curso da AMAN e seu comentário é mentiroso. (SEM EXCESSO NENHUM)
Anônimo disse…
Morrem mais alunos da PUC do que da AMAN, e eles nao tem treinamento militar.
Dan2209 disse…
Esse repórter certamente não possui conhecimento algum acerca da carreira militar e das obrigações que lhe são inerentes.
Diz que o preparo físico do militar é menos importante que o investimento em tecnologia. Faz uso de termos técnicos militares sem ter qualquer curso ou instrução que dê respaldo a esse suposto conhecimento.
Senhor Paulo Lopes, o senhor pode ter um português impecável, mas no que se refere à assuntos militares, o senhor não é NADA nem NINGUÉM para opinar sobre o treinamento da AMAN.
Gosta de humilhar aqueles que não falam o português correto, mas foge do debate com oficiais formados e conhecedores do assunto. O senhor serviu as Forças Armadas? Já entrou em um quartel? Conhece o significado de ESPÍRITO DE TROPA, HONRA e HIERARQUIA? É claro que não.
ALLAN disse…
isso aqui não é filme amigo é vida REAL!
ALLAN disse…
isso aqui não é filme amigo é vida REAL!
ALLAN disse…
Isso aqui não é filme não amigo é vida REAL...você ficar de vigilância é cansativo...nada mais, agora experimenta ficar sem dormir por este mesmo tempo e estando doente,passando humilhações,agressões...o que é filme comparado isso cara?
Anônimo disse…
Se as tecnologias falharem, faz o quê?
Anônimo disse…
Primeirante devo dizer que a AMAN jamais cometeria uma negligência de tamanha escala, pois, jamais os médicos da AMAN aceitaria um membro com problemas cardíacos, ou seja, o garoto provavelmente falsificou um documento para tentar seguir um sonho que para ele seria impossível graças a falha em seu coração. E para todos que pensam que uma guerra seria apenas composta por projéteis nucleares se engana, a bomba nuclear mais poderosa atualmente é capaz de destruir apenas metade de um estado como SP, além da dificuldade e escassez dos materiais e produção de uma bomba capaz de romper átomos; o exército brasileiro possui também a importância na segurança nacional, proteção de pessoas importantes, combate contra invasores de outros países, proteger e prevenir a Amazônia e biomas em extinção e de baixa escala territorial, fazer acordos de paz para a proteção da pátria, ação anti-terrorista e combate contra facções de grupos rebeldes, policiamento, auxiliá regiões em decadência do mundo civil a se manterem entre demais coisas.
Anônimo disse…
E mais um detalhe.. isso aconteceu a 28 anos e os responsáveis pelo ocorrido responderam a justiça militar
Unknown disse…
E tu acha que numa eventual guerra algum oficial vai combater diretamente? Kkk pra isso existem os sd, cb, sgt.. não seja ingênuo.
Unknown disse…
oi anônimo eu poderia tirar uma duvida com vc ?
Unknown disse…
oi anônimo poderia tirar uma duvida com vc?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas