Pular para o conteúdo principal

Exército prende outro sargento homossexual

Da Folha, por Angela Pinho e Johanna Nublat:
"O Exército prendeu ontem o sargento Fernando Alcântara [foto]. Ele é companheiro do também sargento Laci de Araújo, preso há nove dias após dar uma entrevista à RedeTV!.

De acordo com o advogado de Alcântara, Marcos Rogério de Souza, a prisão tem prazo de oito dias e é resultado de um processo disciplinar.


Ainda segundo ele, o Exército deu duas justificativas: o sargento não poderia ter ido a São Paulo dar entrevista à TV sem autorização e usou um uniforme militar "alterado" nas fotos da revista "Época", que fez reportagem em que ele assumia a sua relação homossexual.


Em sua defesa, Alcântara afirma que "não houve uso de uniforme, e sim de uma camiseta com estampas camufladas semelhantes às de utilização no Exército".

Sobre a ida a São Paulo sem aval, sua defesa diz que ele viajou após o expediente e, não fosse a prisão de seu companheiro, voltaria antes.


O Exército também pediu a ele explicações por ter omitido a localização de seu companheiro, à época procurado sob a acusação de deserção. Ele respondeu que o decreto-lei nº 1.001, de 1969, isenta de pena quem vive de forma conjugal.


Alcântara atribui sua prisão à expressão de "homofobia estatal", já que ele pegou a maior pena de um processo disciplinar -a menor é a advertência.
Ele está na carceragem do Batalhão da Guarda Presidencial, a metros da carceragem de Araújo, no Batalhão de Polícia do Exército.


Segundo o advogado, a preocupação do sargento é com o estado de saúde de Araújo, que teria problemas neurológicos.


Uma comissão formada por um membro do Ministério Público do Distrito Federal e por uma deputada da Câmara Distrital tentou ontem ver Araújo, mas foi barrada -os militares exigiram autorização judicial.


A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) informou que tentou falar com o comandante do Exército, general Enzo Peri, para saber do caso, mas não conseguiu. A Folha procurou o Exército, que não respondeu.


A homossexualidade no Exército veio à tona após a prisão de Araújo. Segundo o Exército, ele é desertor. Os sargentos dizem ser perseguidos por causa da orientação sexual -o Exército nega."

COMENTO

A prender o sargento Alcântara, o Exército mostra (ou confirma) estar despreparado para o debate sobre a presença de homossexuais nos quartéis. Alega-se que Alcântara foi preso por que viajou a São Paulo sem autorização, além de ter usado uniforme com pequena alteração alterado. A viagem de Alcântara a São Paulo, para a entrevista à Rede TV! com o seu companheiro, o sargento Araújo, foi no dia 3 de junho. E por que a prisão só se deu agora, 13 de junho? Porque Alcântara denunciou ao  Fantástico (ver vídeo abaixo) o caráter homofóbico do Exército na repressão a Araújo. O Exército dá mais um tiro pela culatra. Agora, como mais essa prisão, as entidades dos direitos humanos e as que representam os homossexuais terão mais um motivo para se mobilizarem. E assim a questão de soldados gays continuará posta ao debate, queira ou não o Exército. 



 > Caso dos sargentos gays do Exército.

Comentários

verdade disse…
O despreparo está em que fez o último comentário e não sabe como funciona o Exército Brasileiro, instituição com um dos maiores índices de credibilidade em nosso país. Para os devidos esclarecimentos, o sargento só foi preso no dia 13 de junho porque foi lhe dado o prazo legal para que ele apresentasse suas razões de defesas pela transgressões cometidas.
Anônimo disse…
"Verdade", se é verdade o que você diz, que foi dado o prazo para que o sargento Alcântara se justificasse, uma outra coisa também é certa: independente da explicação que fosse dada, o sargento seria preso, porque a intenção dos milicos é impedi-lo de continuar a falar na imprensa.
Anônimo disse…
o exercito brasileiro nao pode suportar esse tipo de comportamento em suas fileiras,se temos o direito de escolher nossa opçao sexuak,o exercito brasileiro tem o direito de escolher o seu efetivo.o exercito abre concursos p homens e/ou mulheres e nao existe meio termo.vamos deixaR DE HIPOCRISIA,TODOS DEFENDEM HOMOSEXUALISMO,MAS REZAM P Q NAO SE ACHEM EM SUA FAMILIA.EXERCITO E COISA SERIA E NAO HA ESPAÇO P POLITICA E OU INTERESSES PARTICULARES,SOLDADO TEM Q SER MACHO AINDA Q SENDO MULHER,O EXERCITO E UMA INSTITUIÇAO SERIA E RESPEITAVEL,NAO SE DEVE QUESTIONAR O EXERCITO,E SIM ESSE COMPORTAMENTO ANORMAL,QUE NAO RESPEITA NEM A LEI DIVINA,POIS DEUS CONDENA O HOMOSSEXUALISMO,SE QUEREM QUESTIONAR ,QUESTIONEM A DEUS,POIS ELE CRIOU HOMENS E MULHERES,ALGUNS QUEREM INVENTAR UMA HOPÇAO,AFRONTANDO A DEUS,E ALGUNS VEEM NISSO UM NICHO A SER EXPLORADO ,COMO UMA BANDEIRA POLITICA.FORÇAS ARMADA E POLITICA E INCOMPATIVEL,ASSIM COMO HOMOSEXUAL E FARDA.
Anônimo disse…
SE E PRECISO APROVAÇAO P COLOCAR COMENTARIO EU NAO POSSO CONFIAR NA IMPARCIALIDADE DESSE SITE,ME DESCULPE,POIS PARECE Q VCS SO VAO APROVAR O Q LHES INTERESSAR; MANIPULANDO OS COMENTARIOS,VCS PREGAM A LIBERDADE E NO ENTANTO FAZEM UMA ESPECIE DE CENSURA ,PQ? DEVERIA FUNCIONAR COMO UMA TRIBUNA LIVREE NAO NESSE ESQUEMA DE FILTRO,SERA Q VAO DEIXAR PASSAR UMA MANIFESTAÇAO PRÓ EB? OU SO O Q SE ALINHA COM SEUS INTERESSES.brincadeiraaaaaaaa!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo