Pular para o conteúdo principal

Brasil é o 2º maior usuário de cocaína das Américas

O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína das Américas, com 870 mil usuários, ficando abaixo dos Estados Unidos, com seis milhões. (Em uma pesquisa anterior, o Brasil apareceu em terceiro lugar.)
Essas informações constam do Relatório Mundial sobre Drogas, versão 2008, do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime.

No Brasil, entre 2001 e 2005, houve aumento no consumo da droga de 0,4% para 0,7% da população da faixa etária de 12 a 65 anos. Tais dados foram levantados por pesquisas domiciliares, informa a BBC Brasil.
Diz o relatório:
“O território do Brasil é constantemente explorado por organizações criminosas internacionais que buscam pontos de rota para envio de cocaína proveniente da Colômbia, Bolívia e Peru para a Europa. É provável que isso tenha trazido mais cocaína para o mercado local.”
Em agosto de 2007 a Polícia Federal traficante_abadia prendeu em um condomínio fechado em Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, um dos traficantes mais procurados pelo Departamento de Combate às Drogas dos Estados Unidos: o colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia (foto), de 44 anos. O Brasil fazia parte da rota de sua rede de traficantes.

De acordo com o relatório, e conforme já era de se esperar, o maior número de consumidores de cocaína concentra-se no Sudeste e Sul do Brasil, regiões onde se encontram as pessoas de maior poder aquisitivo.

As taxas são preocupantes: no Sudeste, 3,7% da população entre 12 e 65 anos são usuários da droga. No Sul, 3,1%. No Nordeste a taxa é de 1,2% e no Norte, 1,3%.

Também houve no Brasil aumento do consumo de maconha. Em 2001, os usuários da droga correspondiam a 1% da população; em 2005, 2,6%.

Em todo o mundo, nos últimos 12 meses, uma em cada 20 pessoas se drogou pelo menos uma vez. Calcula-se que 26 milhões de pessoas (0,6% da população mundial) sejam dependentes de drogas.
Circula na internet um vídeo sobre como é produzida a cocaína [ver abaixo].

Produzido por um jornalista colombiano e postado originalmente no blog Colombia Reports que não é atualizado desde 2006, o vídeo mostra que a cocaína é uma mistura de substâncias venenosas. Sua receita leva soda cáustica, amônia, gasolina e ácido sulfúrico.


> Megatraficante diz ter subordinado policiais brasileiros. (agosto de 2007)

> Megatraficante foi extraditado e deixou escondido no Brasil US$ 35 milhões. (agosto de 2008)

> Ex-jogador Casagrande tenta se livrar da cocaína e heroína. (março de 2008)

Comentários

João disse…
Paulo,

Números dramáticos,parecem imparáveis,não só o consumo como a circulação da droga,nos meios criminais e nas pobrezas de vida.
O Brasil parece-me um país frágil a ela,por ser enorme,nas suas misérias e inseguranças,e no estado canceroso que parece estar a corrupção e máfias variadas.

Impressionante a porcaria explosiva que adiciona-se á coca,nem sei como os consumidores não explodem...aquilo nem é coca nem nada,é somente venenos.
Não sei se toda é assim criada,nestas misturas radioactivas,ou se este video mostra o lado mais rudimentar dela.

Abraço amigo,
joao

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta

'Quando saí [do  convento], era como eu  tivesse renascido' Elizabeth Murad (foto), de Fort Pierce (EUA), lembra bem do dia em que saiu do convento há 41 anos. Sua sensação foi de alívio. Ela tocou as folhas de cada árvore pela qual passou. Ouviu os pássaros enquanto seus olhos azuis percorriam o céu, as flores e grama. Naquele dia, tudo lhe parecia mais belo. “Quando saí, era como se eu estivesse renascido”, contou. "Eu estava usando de novo os meus sentidos, querendo tocar em tudo e sentir o cheiro de tudo. Senti o vento soprando em meu cabelo pela primeira vez depois de um longo tempo." Ela ficou 13 anos em um convento franciscano de Nova Jersey. Hoje, aos 73 anos, Elizabeth é militante ateísta. É filiada a uma fundação que denuncia as violações da separação entre o Estado e Igreja. Ela tem lutado contra a intenção de organizações religiosas de serem beneficiadas com dinheiro público. Também participa do grupo Treasure Coast , de humanistas seculares.

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo