Pular para o conteúdo principal

Cuba impede blogueira de receber prêmio em Madrid


O governo cubano acabou de liberar à população a venda de celulares e de computadores (embora poucos tenham dinheiro para comprá-los), mas permitir que a blogueira Yoani Sánchez (foto) viaje a Madri para receber amanhã o prêmio Ortega e Gasset, na categoria Jornalismo Digital, já seria demais.

Geração Y, o blog da Yoani, recebe mais de 1 milhão de visitas por mês. Principalmente de internautas de outros países, entre os quais de cubanos exilados, porque em Cuba poucos têm acesso à internet, só quem trabalha em faculdades ou em hotéis de turistas estrangeiros.

O que incomoda o governo cubano é que Yoani, com textos bem-humorados, critica o regime país, a ditadura de Fidel Castro que hoje é administrada pelo seu irmão, o Raúl. (Fidel está doente e nas últimas semanas pouco se sabe dele.)

Incomodo que aumentou recentemente quando a revista Times colocou Yoani na lista das cem pessoas mais influentes do mundo. Para os dirigentes de Cuba, foi mais uma provação do capitalismo.

O jornal espanhol El País, que promove o prêmio Ortega e Gasset há 25 anos, informa que a blogueira pediu autorização para viagem e teve como resposta “um silêncio administrativo”.

Recentemente, o governo cubano tentou impedir que Yoani atualizasse o Geração Y. Ela contornou o problema ao hospedar o seu blog em um provedor alemão. Mesmo assim sente-se insegura e não sabe até quando lhe será permitido manter o blog. Insegura, mas, para o desgosto da ditadura, com bom-humor.

> Blog Geração Y.

> Cuba censura o blog mais acessado do país.
março de 2008

Comentários

Anônimo disse…
Bom eu acho que o governo tem mais e que liberar a internet para toda a população e sempre vai existir aquele que não gosta mais a maioria vai gostar porque e uma chansce que eles vão adquirir para conhecer o mercado de ideias,vendas e amigos etc porque o mundo e um mercado de grandes vitrinas só faz parte dela os interreçados se ele se preoculpe muito monte uma delegacia de internaltas mal carater...E Deixe seu povo se divertir pois e muito bom para deixar o pais ativo e ter varios inteligentes...
Anônimo disse…
Ei cuba vcs não pode imppedir um felizardo de receber o seu premio tem mais e que se honrar porque esta sorte e de1 a 100000 milhão de pessoas pense com carinho no seu ganhador isto não e uma boa atitude de sua parte isto chama egoismo seja mais humano para que o povo acredite mais em vc ...Garante se vc estivesse ganhado não iria aceitar o não de outra pessoa olha estamos em 2008 e não na epoca do mandar no ser humano...deixa a felizarda e vai comer um churrasquinho com ela rapaz...faça uma boa comemoração ...mude esta cabeça primitiva...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes