Pular para o conteúdo principal

Goulart foi assassinado, diz ex-agente uruguaio


O presidente deposto João Goulart (foto) foi assassinado por envenenamento a pedido da ditadura militar brasileira. A informação é de Mario Neira Barreiro, ex-agente do serviço de inteligência do governo uruguaio. Ele está preso desde 2003 em uma penitenciária em Charqueadas, Rio Grande do Sul, por assalto a carro forte.


Disse ele à Folha de hoje: 




"[Goulart] foi morto como resultado de uma troca proposital de medicamentos. Ele tomava Isordil, Adelfan e Nifodin, que eram para o coração. Havia um médico-legista que se chamava Carlos Milles. Ele era médico e capitão do serviço secreto. O primeiro ingrediente químico veio da CIA e foi testado com cachorros e doentes terminais. O doutor deu os remédios e eles morreram. Ele desidratava os compostos, tinha cloreto de potássio. Não posso dizer a fórmula química, porque não sei. Ele colocava dentro de um comprimido."

Barreiro contou que foi um dos agentes que vigiaram o presidente brasileiro quando ele morou no Uruguai por ter sido deposto pelo golpe dos militares em março de 1964.

Goulart (ou Jango, como era popularmente conhecido) morreu no dia 6 de dezembro de 1976, na Argentina. Oficialmente, a causa da morte foi ataque cardíaco.

Barreiro diz que o assassinato foi decidido pelo presidente do Brasil de então, Ernesto Geisel. E que foi o delegado Sérgio Paranhos Fleury (já morto) que passou a ordem a militares uruguaios, durante reunião no Uruguai. A operação, segundo ele, foi financiada pela CIA.

O presidente Lula, com o temor de que haja uma reação dos militares, Lula faz corpo mole desde o seu primeiro mandato para liberar os documentos da época da ditadura.

Pois bem. A informação de Barreiro tem de ser apurada pelo governo brasileiro. Tem de ser confirmada ou não.

Os brasileiros afinal têm o direito de saber das verdades do passado do país, ainda que alguns dos vilões desse período estejam bem vivo.

> Reportagem da Folha.

> Neiva Moreira: Jango estava na lista do Candor. (Terra Magazine)

Informações sobre a ditadura militar brasileira.
xxx

Comentários

Anônimo disse…
deparei-me com seu blog e fiquei surpreso com sua surpresa com relaçao a materia mansao do bispo, nao vejo nada errado nisto, creio que seu problema seja a inveja e a ignorancia biblica, pois em todos os tempos homens de Deus viveram em palacios muito maiores do que a veja mostra, nao se ofenda mas leia um pouco da Biblia e vc sairá da ignorancia, vera que o Deus da biblia nao avalia as posses da pessoa e sim seu coraçao, o maior mal da humanidade é a hipocrisia, liberte-se disso para seu proprio bem ok? paz para vc!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos